Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > É falso que a CEEE Equatorial e CPFL anunciaram que vão cortar energia em toda Porto Alegre e outras cidades por três dias

É falso que a CEEE Equatorial e CPFL anunciaram que vão cortar energia em toda Porto Alegre e outras cidades por três dias

CEEE Equatorial e vai desligar energia elétrica e vai faltar luz em toda cidade de Porto Alegre e outras cidades do Rio Grande do Sul por três dias, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A CEEE Equatorial e a CPFL anunciaram que vão cortar energia elétrica e vai faltar luz em Porto Alegre e outras cidades do Rio Grande do Sul por três dias.

Análise

A situação das enchentes causadas por causa das chuvas no Rio Grande do Sul é aterradora. No meio disso, uma mensagem está circulando e deixando muitas pessoas de Porto Alegre e outras cidades com mais temor ainda. Uma mensagem não. Um conjunto.

Primeiro, uma arte publicada pela própria CEEE Equatorial com caráter dúbio começou a circular em redes sociais. Ela apontava que, a pedido da Defesa Civil estaria desligando a energia elétrica de uma série de municípios (entre eles Porto Alegre). A nota, de fato, dá a entender que a energia seria cortada em toda cidade.

Depois, um áudio de uma pessoa que se diz funcionária da CPFL (concessionária de energia responsável pela RGE) apontou que a energia seria cortada por três dias em toda cidade de Porto Alegre e outros locais da região metropolitana da capital gaúcha. Em muitos casos, o áudio foi compartilhado junto com o comunicado da CEEE. Leia a transcrição do áudio e o texto da arte:

Vídeo: é falso que Lula parou doações em Lajeado e Encantado destruiu donativos

Áudio: Pessoal, ó, agora sem brincadeira, tá? Trabalho dentro da CPFL, aqui a gente tá no chão de energia e eu tava acompanhando a reunião dos engenheiros aqui, tá? Já vou passar pra vocês, vai faltar luz em toda Porto Alegre, grande Porto Alegre e região metropolitana a partir de hoje amanhã durante o dia, depois de amanhã por quê?

Duas subestações de energia aqui, tomando energia pra zona leste, norte de Porto Alegre vão ser impactados, a previsão é que o Guaíba suba mais ou menos quatro metros de altura, tá? É um inundação, é a televisão be então eles já tão recolhendo todo o pessoal da Fepal que é a solicitação de energia lá da Zona Sul, da Zona Leste da do centro, tá?

Toda história foi evacuada, de lá tá tudo vazio evapo atrás do porto vazio, entendeu? Pessoal tá recolhendo todos os funcionários aqui, vamos encerrar as atividades a partir de hoje não fica ninguém dentro dessa situação. Vai ser completamente prejudicada por causa da inundação. Tá pessoal? Então eu estou avisando aí. Quem puder se precaver com Gazela, comprar alguma coisa aí pra iluminar sua residência. Dá uma de alimento. Alguma coisa assim. Já explica bem, tá? Aviso muito sério pra vocês aí, valeu

Imagem: TEMOS UMA INFORMAÇÃO IMPORTANTE PARA VOCÊ CHUVAS  02/05
Prezando pela segurança das pessoas, e atendendo uma solicitação do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, será necessário realizar o desligamento do fornecimento de energia elétrica nas áreas mais atingidas pelos eventos climáticos que afetam o estado.

O desligamento afetará os municipios de Porto Alegre, incluindo as Ilhas do Guaība; Amaral Ferrador, Arroio dos Ratos, Bagé, Butia, Camaqua, Canguçu, Caraa, Cerro Grande do Sul, Charqueadas, Cristal, Dom Feliciano, Dom Pedrito, Eldorado do Sul, Encruzilhada do Sul, Guaiba, Herval, Hulha Negra, Imbé, Itati, Jaguarão, Lavras do Sul, Mampituba, Maquiné, Mariana Pimentel, Pantano Grande, Pinheiro Machado, Piratini, Rio Grande, Santo Antônio da Patrulha, São Jerónimo, São Lourenço do Sul, Santa Vitória do Palmar, Terra de Areia, Tres Forquilhas e Viamão.

Checagem

Em meio à situação dramática do Rio Grande do Sul, é importante esclarecermos todas as informações. E, no caso de hoje, isso será feito respondendo às seguintes questões: 1) É verdade que a CEEE Equatorial vai cortar toda a energia de Porto Alegre e das outras cidades do Rio Grande do Sul citadas no comunicado? 2) É verdade que a CPFL comunicou que vai faltar luz por três dias em Porto Alegre e outras cidades? 3) Por que a energia elétrica será cortada em alguns locais do Rio Grande do Sul?

É verdade que a CEEE Equatorial vai cortar toda a energia de Porto Alegre e das outras cidades do Rio Grande do Sul citadas no comunicado?

Não. Há uma explicação para isso: em meio a situação caótica, houve um ruído de comunicação por parte da empresa. Tanto que não demorou muito para a própria CEEE Equatorial publicar uma nota de esclarecimento explicando que haverá corte de energia em alguns pontos, mas não em municípios inteiros. Leia a nota correta:

Esclarecemos que, não haverá desligamento geral da energia elétrica nos municípios. As áreas que precisam ter o desligamento preventivo da rede elétrica, para segurança da população, são mapeadas conjuntamente entre nossos técnicos, Corpo de Bombeiros e os órgãos das Prefeituras municipais e Defesa Civil.

NOTA DE ESCLARECIMENTO Informamos que neste momento, 55 mil clientes estão sem energia em nossa área de concessão. As regiões mais atingidas são Sul, Litoral Norte e Metropolitana, nos municípios: São Lourenço do Sul, Rio Grande, Balneário Pinhal, Alvorada, Porto Alegre e Guaiba. Do total de clientes sem energia, aproximadamente 7 mil clientes estão desligados POR SEGURANÇA, devido às áreas alagadas, atendendo às solicitações da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.

É importante esclarecer que, não haverá desligamento geral da energia elétrica nos municipios. As áreas que precisam ter o desligamento preventivo da rede elétrica, para segurança da população, são mapeadas conjuntamente entre os técnicos da CEEE Grupo Equatorial, Corpo de Bombeiros e os órgãos das Prefeituras municipais e Defesa Civil.

Reforçamos que estamos trabalhando intensamente, com mobilização de equipes e equipamentos, para restabelecer a energia elétrica para todos os nossos clientes, 0 mais breve possível. Infelizmente, em eventos dessa magnitude, o acesso a determinados locais fica prejudicado, dificultando o trabalho das nossas equipes.

Reiteramos que, ao se deparar com postes caídos, fios e cabos ao solo, é fundamental manter distância do local e nos contatar, imediatamente, pelo 0800 721 2333. Ο mesmo número está à disposição da população para solicitar atendimento, bem como os demais canais WhatsApp/Clara (51) 3382 5500; ou Agência Virtual, no site equatorialenergia.com.br.

É verdade que a CPFL comunicou que vai faltar luz por três dias em Porto Alegre e outras cidades?

Essa história é totalmente falsa. Tanto que a própria CPFL desmentiu a informação falsa. Por meio de nota (que também foi publicada no site Gaúcha ZH), o áudio foi classificada como falsa. Leia:

A CPFL e sua distribuidora gaúcha, a RGE, classificam como inverídicas as informações contidas em um áudio que circula em grupos de aplicativos de mensagens, dizendo que fará o corte do fornecimento de energia de alguns municípios gaúchos.

Vale apontar que a RGE não é responsável pelo fornecimento de energia de Porto Alegre. Ou seja: se houve corte de energia na capital do Rio Grande do Sul, sequer será por conta da CPFL.

Por que a energia elétrica será cortada em alguns locais do Rio Grande do Sul?

Há alguns motivos para isso. Eles foram apontados pelas empresas nas notas. Um deles é por problemas nas subestações para fornecimento de energia. Outro é por conta de questões de segurança (como no caso de alagamentos e postes de energia caídos). De acordo com o site Agora RS, 110 mil clientes estão sem luz no estado na noite de 2 de maio de 2024.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que toda a cidade de Porto Alegre vai ficar sem luz durante três dias. O que está circulando na internet é a mistura de uma informação dúbia com uma fake news pura.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).