Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Fake news sobre “manutenção da Cedae” no dia 24 de setembro volta a circular em 2023

Fake news sobre “manutenção da Cedae” no dia 24 de setembro volta a circular em 2023

Cedae vai fazer manutenção no Rio em 24 de setembro de 2023, diz boato (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

Boato – A Cedae vai fazer uma manutenção em Guandu no dia 24 de setembro de 2023 e vai faltar água no Rio de Janeiro. 

  Análise

Agora, em 2023, tem circulado na internet um áudio que está deixando cariocas assustados. Em meio a fake news sobre “água contaminada” no Rio de Janeiro, está viralizando na internet um áudio da “Jô” que apontaria que a Cedae estaria fazendo manutenção na Estação de Tratamento de Guandu e que iria faltar água no cidade.

A pessoa aponta, ainda, que o desabastecimento pode durar mais tempo ainda e que é recomendado estocar água durante os dias “22 e 23 de setembro”. Leia  a transcrição do arquivo:

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

“Olá, queridos. Aqui é a Jô. Eu tô fazendo essa transmissão aqui pra vocês, pra avisar que agora na próxima quinta-feira, dia 24 de setembro, a Cedae vai fazer a interrupção de água, no Rio de Janeiro, pra famosa manutenção da estação de tratamento de água do Guandu. A partir das 8h da manhã, restabelecendo às 8h da noite. Sendo que para o Rio de Janeiro total, somente em 72 horas, 3 dias. 

Cabe-nos, se a água for interrompida, se o tratamento vai começar às 8h da manhã, do dia 24, a partir de amanhã, dia 22, 23, nós comecemos a encher as nossas bombonas e os nossos baldes. Porque, na quinta-feira, a água que vocês encontrarem na bica, será somente a água que ficou parada no cano. 

Principalmente para quem não tiver caixa d’água e cisterna, e não tiver armazenado água, vai ter uma surpresa. Então, avisem os seus amigos, avisem os seus familiares, principalmente idosos, deficientes físicos, visuais, surdos, mudos, pessoas que, de repente, não possam ter um rádio, não tenham um bom telefone, não tenha televisão, não tenha acesso à essa informação. E, se possível, ajudem também essas pessoas a encherem os seus baldes, encherem os seus recipientes”. 

A história se espalhou agora em 2023, mas é uma velha conhecida nossa. Sem querer dar spoiler (espere só mais um parágrafo), podemos dizer que já foi desmentida por aqui (em 2021). 

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes perguntas: 1) É verdade que a Cedae vai fazer manutenção em Guandu em 24 de setembro de 2023? 2) Em algum momento foi verdade que a Cedae faria uma manutenção em 24 de setembro? 3) O que a empresa fala sobre o assunto?

Checagem

É verdade que a Cedae vai fazer manutenção em Guandu em 24 de setembro de 2023?

Não é verdade. Na realidade, o mesmo áudio da Jô já foi desmentido pelo Boatos.org em 2021. Além de apontar para todas as características de boatos da mensagem, mostramos que o áudio foi real em alguma situação, mas não é mais.

Em algum momento foi verdade que a Cedae faria uma manutenção em 24 de setembro?

Veja o que escrevemos em 2021: “Foi aí que descobrimos que, em setembro de 2020, a Cedae realizou uma manutenção no sistema do Guandu. Na época, os trabalhos deveriam ter sido encerrados às 20h, com o retorno do abastecimento. Porém, algumas regiões sofreram um atraso na manutenção e precisaram esperar até a madrugada do dia 25/09 para o retorno do fornecimento de água. Na ocasião, a própria Cedae emitiu um comunicado avisando todos os moradores da manutenção preventiva anual do Guandu“.

O que a empresa fala sobre o assunto?

Agora, em 2023, a própria Cedae veio a público para desmentir a fake news. No Twitter, a companhia disse o seguinte: “E lá vem eles de novo… virou passeio? É FALSO o áudio que circula (todo ano, tá?) no zap dizendo que a Cedae interromperia, no dia 24, o abastecimento para o Rio de Janeiro em função de manutenção na ETA Guandu. A Estação de Tratamento de Água seguirá funcionando normalmente”.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que a Cedae irá fazer uma manutenção em Guandu no dia 24 de setembro de 2023. Trata-se de uma fake news que já desmentimos em 2021 e foi refutada pela própria companhia neste ano.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm