Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Ceasa do Rio foi alagado e frutas, legumes e verduras estão infectados #boato

Ceasa do Rio foi alagado e frutas, legumes e verduras estão infectados #boato

Boato – Vídeo alerta que Ceasa do Rio de Janeiro ficou alagado e, por isso, as pessoas devem evitar comer frutas, legumes e verduras crus.

As chuvas no Rio de Janeiro do início de abril de 2019 deixaram mortos, feridos, desabrigados e muito prejuízo. O fato da mídia ter feito uma cobertura intensa sobre o assunto fez com que alguns boatos se espalhassem na internet. Hoje vamos falar de uma “denúncia” que envolve o Ceasa e às chuvas.

Vídeos e fotos têm viralizado em redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter) e no WhatsApp apontando que a sede do Ceasa do Rio de Janeiro acabou completamente alagada por causa das chuvas (a maior dos últimos 22 anos, de acordo com a Prefeitura da cidade). Assista a um dos vídeos e leia três versões de texto que circulam online:

Versão 1: Pessoal, eu recebi este vídeo pelo Whatsapp, alertando para os cuidados com frutas, legumes e hortaliças. O Ceasa ficou alagado com estas chuvas. Desinfetem tudo! Não comam nada cru.

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Versão 2: ALERTA… Pessoal, eu recebi um vídeo alertando para os cuidados com as frutas e legumes. Ceasa teria ficado alagado. Lavem, desinfetem td. Não comam nada cru. Versão 3: Pessoal, eu recebi um video alertando para os cuidados com as frutas e legumes. Ceasa teria ficado alagado. Lavem. Desinfetem td. Não comam nada cru.

Ceasa do Rio foi alagado e frutas, legumes e verduras estão infectados?

As imagens e o alerta foram muito divulgados na internet. Mas, apesar de ser sempre bom dar “aquela higienizada” nas frutas, legumes e verduras, será que as imagens mostram o Ceasa do Rio de Janeiro e o alerta é real? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

De cara, a mensagem nos deixou desconfiados. Ela segue aquele velho roteiro das fake news: é vaga, alarmista, com erros de português e não cita fontes confiáveis. Além disso, nada encontramos sobre o tal vídeo ser no Ceasa em fontes confiáveis.

Buscamos sobre incidentes causados pela chuva do início de abril de 2019 no Ceasa do Rio de Janeiro e até encontramos relatos de transtornos causados pela chuva. Nada, porém, comparado aos vídeos que estão circulando por aí.

Para ter certeza de que a história é falsa, entramos em contato com o próprio Ceasa. Por meio do Facebook, foi confirmado que o vídeo não foi gravado no local. Leia resposta: “Bom dia, já vi os vídeos e outros que dá pra ver melhor do lado de fora, e não são daqui da CEASA-RJ. Não temos sacolão aqui e os box que são bem altos”. Por meio do Facebook, o próprio Ceasa tratou de desmentir a informação publicamente. Leia:

A CEASA-RJ vem por meio desta, esclarecer que os vídeos e imagens que estão circulando na internet de um hortifrúti alagado, não pertence a nenhuma Unidade das Centrais de Abastecimento do Rio de Janeiro. Pedimos que não divulguem informações falsas, pois isso prejudica o abastecimento nas Unidades.

Vale dizer que, se houvesse tal alagamento no Ceasa, nos foi confirmado que todas essas frutas, legumes e verduras não seriam comercializados. No caso desses alimentos, nem desinfetando daria certo.

Resumindo: o vídeo é impressionante, mas a história que aponta que tal enchente atingiu o centro de distribuição do Ceasa é falsa. Por isso, não criemos pânico e não vamos prejudicar a distribuição de alimentos.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.