Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Mensagens que apontam que o cavalo Caramelo morreu é falsa

Mensagens que apontam que o cavalo Caramelo morreu é falsa

Cavalo Caramelo morreu após ser resgatado de telhado de casa no RS, diz boato (Foto: Reprodução/X)

Boato – O cavalo Caramelo, que foi resgatado de um telhado nas enchentes do Rio Grande do Sul, morreu.

Análise

Uma das histórias que mais chamou atenção da mídia e de autoridades é a do cavalo batizado de Caramelo. Depois de ter sido flagrado em cima de um telhado na cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul, uma campanha para o seu salvamento se iniciou.

No dia 9 de maio de 2024, o animal acabou sendo resgatado após uma grande operação de voluntários, bombeiros e policiais. Após o alívio, algumas notícias apontavam para o pior: o cavalo Caramelo havia morrido. Em alguns casos, foi dito até que a notícia havia sido dada pelo telejornal Bom Dia Brasil, da TV Globo. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Vídeo: é falso que Lula parou doações em Lajeado e Encantado destruiu donativos

Versão 1: O Bom dia Brasil informou que o cavalo Caramelo morreu, mas não tem lugar nenhum afirmando isso Versão 2: meu deus eu tô mt mal que o cavalo morreu Versão 3: O CAVALO CARAMELO MORREU NÃO ACREDITO

Checagem

Como vocês viram, a história gerou comentários online e, pelo que vimos, offline (presenciamos pessoas comentando da suposta morte do cavalo). Por isso, vamos verificar a história respondendo a algumas perguntas. São elas: 1) É verdade que o cavalo Caramelo morreu? 2) Qual é o estado de saúde do Caramelo? 3) Houve algum caso similar de morte de cavalos?

É verdade que o cavalo Caramelo morreu?

Neste caso, a história citou uma fonte confiável (pelo menos em alguns casos): o telejornal da Globo Bom Dia Brasil. Só que, ao buscar pelo conteúdo no telejornal, nada encontramos sobre a “morte do cavalo Caramelo”. Ao contrário disso.

Qual é o estado de saúde do Caramelo?

A Globo, especialmente, tem dado, digamos, uma atenção especial para a história do cavalo. E os noticiários da emissora apontam que ele está se recuperando e sendo bem tratado em um estábulo na cidade de Canoas. Quando a história da morte começou a viralizar, a própria Ulbra (responsável pelo local que ele está se recuperando) divulgou um vídeo sobre o estado dele:

Houve algum caso similar de morte de cavalos?

Sim, infelizmente. O Metrópoles noticiou que um cavalo que foi encontrado submerso em uma casa de Canoas, acabou falecendo. O cavalo não conseguiu ser resgatado porque estava preso dentro de uma casa e com água praticamente na altura da cabeça.

Conclusão

Fake news ❌

Não é verdade que o cavalo Caramelo tenha morrido após ter sido resgatado de um telhado em Canoas, no Rio Grande do Sul. Infelizmente, um cavalo em um caso similar não resistiu e morreu.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).