Caseiro do sítio onde estava Queiroz é encontrado morto, mostra foto #boato

Boato – Foto mostra que caseiro do sítio em Atibaia (SP) onde estava Fabrício Queiroz foi encontrado morto. Isso é a queima de arquivo.

A prisão de Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio Bolsonaro, deu uma balançada no cenário político brasileiro. Um dos motivos para isso foi o fato de ele ter sido encontrado na casa de Frederick Wassef, (agora) ex-advogado da família Bolsonaro. No meio disso, uma foto tem intrigado algumas pessoas no WhatsApp.

Acompanhada de uma mensagem com o seguinte teor “caseiro do Sitio onde estava Queiroz é encontrado enforcado. Começou a queima de arquivo”, a foto mostra um homem enforcado e levanta suspeitas sobre o assunto.

Foto mostra que caseiro do sítio onde estava Queiroz foi encontrado morto?

A mensagem circulou com muita força na internet e levantou suspeitas sobre o assunto. Mas será que a foto em questão mostra o caseiro do local em Atibaia onde estava Fabrício Queiroz? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

De cara, a mensagem já nos causa muitas desconfianças. Afinal, ela tem características de boatos online como ser vaga, alarmista, com erros de português e não cita fontes confiáveis.

Ao buscar sobre o assunto “morte do caseiro do local onde estava Queiroz”, nada encontramos em fontes confiáveis. Vamos raciocinar: se, de fato, o homem (que chegou a confirmar que Fabrício Queiroz estava há um ano na casa de Frederick Wassef) tivesse sido encontrado morto, não seria lógico que o caso virasse notícia?

Sem respostas para o assunto, resolvemos buscar pela origem da foto. Não demorou muito para descobrirmos que ela ilustra outro caso. A foto é de um caso de 2015 ocorrido na cidade de Piaçabuçu (AL) em que um homem de 63 anos tirou a própria vida. Um blog local de notícias registrou o caso (que normalmente não é registrado na mídia) e publicou a foto (algo totalmente condenável).

Nem precisávamos de todo esse caminho para saber que a história em questão que envolve o “caseiro do Queiroz” é falsa. Isso porque muitas das versões da história têm uma surpresa quando você clica na imagem: a foto do “negão do WhatsApp”.

Resumindo: a história que aponta que o caseiro do local em Atibaia (SP) onde estava Fabrício Queiroz foi encontrado morto é falsa. Na realidade, estão usando uma imagem horrenda para divulgar a foto do “negão do WhatsApp”. Fim.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2CZjkqO

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)