Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Carteiro ladrão é procurado por assaltar pessoas; Compartilhe foto #boato

Carteiro ladrão é procurado por assaltar pessoas; Compartilhe foto #boato

Boato – Compartilhe a imagem deste “vagabundo”. Ele está se passando por carteiro e é procurado por assaltar pessoas.

Todos os dias somos bombardeados com notícias, sejam elas boas, ruins, verdadeiras ou falsas. Na maioria das vezes, o assunto é sobre violência. Não é atoa que a expressão “não vejo o noticiário, pois só passa coisa ruim” é famosa no vocabulário do brasileiro. E não é apenas no jornal que a onda de violência assusta. Um texto que circula online alerta para mais um “disfarce” entre criminosos.

O alerta que viralizou no Facebook e, principalmente, no WhatsApp aponta para um carteiro ladrão procurado pela polícia. A mensagem, que circula junto com uma imagem do suposto criminoso, afirma que o ladrão disfarçado de carteiro realiza assaltos em Lagoa Santa, Salvador, Mossoró, Rio Claro e no Ceará. Leia o que diz a mensagem:

Versão 1: Mande pros seus grupos esse vagabundo se passando por carteiro esse e ladrão cuidado com ele. Em salvador ba Versão 2: ATENÇÃO …DISFARÇADO DE CARTEIRO REALIZANDO ASSALTOS EM LAGOA SANTA ….TOMEM CUIDADO CHAMA EM SEU PORTÃO E AO SER ATENDIDO ANUNCIA O ASSALTO. IMAGEM DISTRIBUÍDA NOS GRUPOS. Versão 3: Segundo informações é no Ceará. Mande pros seus grupos esse vagabundo se passando por carteiro esse e ladrão cuidado com ele.

Carteiro ladrão é procurado por assaltar pessoas?

Nós poderíamos colocar todos os alertas que vimos de outras cidades. Mas vamos poupar vocês de tanta informação repetida. Pois bem, só o fato da mensagem indicar diversos locais já levanta suspeitas. Agora entenda porque é #boato.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Comecemos pelo óbvio, a mensagem carrega as principais características de boatos. É vaga, alarmista, não cita fontes confiáveis, possui erros de português e pedidos de compartilhamentos. Ao buscar pela imagem, só encontramos a “denúncia”. Se o caso fosse real, será que a imagem não estaria na lista de procurados pela polícia?

Já explicamos outras vezes, mas não custa repetir: compartilhar notícias falsas (principalmente, quando a história vem acompanhada da imagem de alguém) pode colocar em risco a vida das pessoas. Aqui, no Boatos.org, já falamos de casos de linchamentos e mortes causadas por esse tipo de acusação.

Pois bem, não temos provas de que o carteiro seja responsável por assaltos nos locais indicados pelo alerta. Ao contrário, apesar de não termos encontrado a origem da foto, as evidências indicam que não se trata de um criminoso. Além disso, a história se espalhou por tantos lugares que, mesmo se fosse real em algum deles (coisa que não é), seria boato em todos os outros. Neste sentido, o próprio alerta já perderia o sentido.

Pelo ângulo da imagem, o homem parece estar posando. Porque um sujeito que se disfarça de carteiro para assaltar “posaria” para uma foto? E mais: qual a lógica da imagem ter sido registrada durante a ação? Ali, ele não parece estar roubando ninguém.

Vale lembrar que a imagem foi registrada à luz do dia e em um lugar aberto, o que reduz a chance de um assalto. Ah, com tantos compartilhamentos, se o sujeito fosse mesmo procurado, provavelmente, as autoridades já teriam dado algum parecer ou identificado o criminoso.

Resumindo: a história de que o carteiro ladrão é procurado por assaltar pessoas não procede. Não existe nenhuma prova de que ele seja um criminoso. O que temos, até o momento, é a exposição de alguém que, provavelmente, é inocente. Como o ônus da prova é de quem acusa, esse é mais um #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.