Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Carteiro ladrão é procurado por assaltar pessoas; Compartilhe foto #boato

Carteiro ladrão é procurado por assaltar pessoas; Compartilhe foto #boato

Boato – Compartilhe a imagem deste “vagabundo”. Ele está se passando por carteiro e é procurado por assaltar pessoas.

Todos os dias somos bombardeados com notícias, sejam elas boas, ruins, verdadeiras ou falsas. Na maioria das vezes, o assunto é sobre violência. Não é atoa que a expressão “não vejo o noticiário, pois só passa coisa ruim” é famosa no vocabulário do brasileiro. E não é apenas no jornal que a onda de violência assusta. Um texto que circula online alerta para mais um “disfarce” entre criminosos.

O alerta que viralizou no Facebook e, principalmente, no WhatsApp aponta para um carteiro ladrão procurado pela polícia. A mensagem, que circula junto com uma imagem do suposto criminoso, afirma que o ladrão disfarçado de carteiro realiza assaltos em Lagoa Santa, Salvador, Mossoró, Rio Claro e no Ceará. Leia o que diz a mensagem:

Versão 1: Mande pros seus grupos esse vagabundo se passando por carteiro esse e ladrão cuidado com ele. Em salvador ba Versão 2: ATENÇÃO …DISFARÇADO DE CARTEIRO REALIZANDO ASSALTOS EM LAGOA SANTA ….TOMEM CUIDADO CHAMA EM SEU PORTÃO E AO SER ATENDIDO ANUNCIA O ASSALTO. IMAGEM DISTRIBUÍDA NOS GRUPOS. Versão 3: Segundo informações é no Ceará. Mande pros seus grupos esse vagabundo se passando por carteiro esse e ladrão cuidado com ele.

Carteiro ladrão é procurado por assaltar pessoas?

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

Nós poderíamos colocar todos os alertas que vimos de outras cidades. Mas vamos poupar vocês de tanta informação repetida. Pois bem, só o fato da mensagem indicar diversos locais já levanta suspeitas. Agora entenda porque é #boato.

Comecemos pelo óbvio, a mensagem carrega as principais características de boatos. É vaga, alarmista, não cita fontes confiáveis, possui erros de português e pedidos de compartilhamentos. Ao buscar pela imagem, só encontramos a “denúncia”. Se o caso fosse real, será que a imagem não estaria na lista de procurados pela polícia?

Já explicamos outras vezes, mas não custa repetir: compartilhar notícias falsas (principalmente, quando a história vem acompanhada da imagem de alguém) pode colocar em risco a vida das pessoas. Aqui, no Boatos.org, já falamos de casos de linchamentos e mortes causadas por esse tipo de acusação.

Pois bem, não temos provas de que o carteiro seja responsável por assaltos nos locais indicados pelo alerta. Ao contrário, apesar de não termos encontrado a origem da foto, as evidências indicam que não se trata de um criminoso. Além disso, a história se espalhou por tantos lugares que, mesmo se fosse real em algum deles (coisa que não é), seria boato em todos os outros. Neste sentido, o próprio alerta já perderia o sentido.

Pelo ângulo da imagem, o homem parece estar posando. Porque um sujeito que se disfarça de carteiro para assaltar “posaria” para uma foto? E mais: qual a lógica da imagem ter sido registrada durante a ação? Ali, ele não parece estar roubando ninguém.

Vale lembrar que a imagem foi registrada à luz do dia e em um lugar aberto, o que reduz a chance de um assalto. Ah, com tantos compartilhamentos, se o sujeito fosse mesmo procurado, provavelmente, as autoridades já teriam dado algum parecer ou identificado o criminoso.

Resumindo: a história de que o carteiro ladrão é procurado por assaltar pessoas não procede. Não existe nenhuma prova de que ele seja um criminoso. O que temos, até o momento, é a exposição de alguém que, provavelmente, é inocente. Como o ônus da prova é de quem acusa, esse é mais um #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.