Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Carta bombástica dos generais Braga Netto e Gilberto Pimentel é postada no Exarnet #boato

Carta bombástica dos generais Braga Netto e Gilberto Pimentel é postada no Exarnet #boato

Carta bombástica dos generais Braga Netto e Gilberto Pimentel é postada no Exarnet, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O general Walter Braga Netto e general Gilberto Pimentel publicaram uma carta bombástica no Exarnet, blog fechado do Exército no Brasil, criticando o STF e exaltando os tempos da Ditadura.

A prisão do deputado federal Daniel Silveira gerou reações de todos os lados na internet. Em meio a elogios e protestos, um texto voltou a circular na internet. Desta vez, uma carta que, de acordo com o texto, teria sido postada no Exarnet (que seria o “blog interno do Exército”) está sendo atribuída aos generais Walter Braga Netto e Gilberto Pimentel.

No texto, o autor teria feito críticas severas ao STF, à Constituição de 1988, exalta os 21 anos de Ditadura no Brasil e pede para as Forças Armadas (FFAA) façam “uma limpeza” no Brasil. Leia a mensagem que circula online:

*E AGORA CABEÇAO?* Vai mandar prender o General Walter Braga Netto? *CARTA BOMBÁSTICA POSTADA NO “BRASIL PELO EXARNET”, BLOG FECHADO DO EXÉRCITO.* Meus amigos de trincheiras, em um momento de instabilidade nacional em que o País passa, eu colocarei aqui alguns pontos muito importantes que estão engasgados na garganta. Com 41 anos de Carreira Militar, desde que ingressei ainda em nosso glorioso Regime Militar Democrático, aos 18 anos, no Exército e por meritocracia cheguei a General de Brigada do Exército, e agora sigo atuando pelo Comando de presidir o nosso Clube Militar. Eu nunca vi o que está acontecendo com a nossa Pátria. Entre tantas preocupações e anseios que a Sociedade necessita nesses tempos difíceis e sombrios que passamos, ainda existem aqueles que insistem em nos provocar e nos intimidar pelas Vias Radicais e Ditatoriais. Esse Tribunal que se diz ser Supremo, afronta a Nação de uma forma irresponsável, podando e talhando os Direitos Constitucionais adquiridos na constituição de 1988. […]

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Nós juramos defender a Pátria! Começou em 1964. Os senhores meus amigos sabem muito bem. Uma coisa leva a outra!!! Assim estou expressando meu maior sentimento de repúdio a esse Supremo Tribunal da vergonha. Será que também vão invadir minha casa? Nem em uma Ditadura mais opressora, viu-se o que está acontecendo em nosso País. Uma população que está acomodada em berço esplêndido e ao mesmo tempo oprimida ao seu maior medo. “O direito de se expressar”. Nós das FFAA sabemos muito bem o que devemos fazer para impedir tudo isso, mas agora cabe saber o que a Sociedade de bem deseja. Porque quero já alertá-los, se isso começar, não terá mais volta, e todos nós sabemos muito bem disso.

Convoco aqui, como Chefe de Instituição Militar, uma grande mobilização dos nosso amigos oficiais patriotas e que essa carta se espalhe para todos vocês e se unam ao meu sentimento, porque depois que as lagartas se moverem, não reclamem de quem tem o poder de verdade de recuperar essa Nação. Mais uma vez alerto que: Quando tudo está parado e sequestram o direito de um Presidente de governar, não há mais o que fazer, a não ser agirmos em prol e em defesa da Nação. Que pena, que pena que nos tiraram esse poder institucional. Será que teremos que ver o País ser dominado por completo por meia dúzia de raposas Comunistas e não fazermos nada? *Aonde está a sociedade que não nos outorga isso?*

Ao mesmo tempo que a sociedade está cansada de tantas falácias e declarações nossas, nós também estamos cansados de ver o País afundar sem poder mover o pino da granada. Me perdoem as palavras ríspidas e diretas, mas o momento é oportuno em se fazer esse alerta urgente! Meus amigos de farda, levantemo-nos agora, e estejamos em QAP total de prontidão. Um grande abraços a todos. Nosso exército nunca dorme! Aço, selva. General de brigada Gilberto Pimentel Presidente do Clube Militar. *SOMOS TODOS FFAA.* Vamos fazer a limpeza, já passou da hora. Se você concorda, compartilhe muito. Eles só poderão começar algo se forem convocados por nós, a maioria do povo brasileiro.

Carta bombástica dos generais Braga Netto e Gilberto Pimentel foi postada no Exarnet?

A tal carta voltou a circular na internet após a ordem de prisão de Daniel Silveira e uma manifestação contra o STF por parte do Clube Militar (essa sim, real). Porém, o texto que viralizou não é do Clube Militar, de Walter Braga Netto ou de Gilberto Pimentel.

Na realidade, a mesma carta já havia circulado na internet e sido atribuída ao general Gilberto Pimentel (que já foi presidente do Clube Militar). Como o desmentido de outrora vale para agora, relembre o que foi escrito:

O primeiro ponto que nos deixou desconfiados está na própria mensagem. Além de ter algumas características de boatos (alarmista, com erros de português e sem citar fontes confiáveis), ela carrega algumas informações, no mínimo, contraditórias.

Uma delas é apontar que a carta é direcionada “ao Brasil”, mas foi escrita no “blog fechado dos militares”. Se a carta era para ser pública, por que ela estaria em um local de acesso restrito. Vale dizer, aliás, que falar que o Exarnet é o “blog fechado dos militares” é um erro. A página é, simplesmente, destinada para a apresentação dos reservistas ao Exército (atividade que deve ser feita anualmente). Não tem nada de blog por lá.

As informações erradas não param por aí. O texto também erra em falar que o general Gilberto Pimentel é o atual presidente do Clube Militar (como o nome diz, é um clube destinado aos militares). Ele ficou no cargo entre 2014 e maio de 2018. Na ocasião, o general Hamilton Mourão assumiu o cargo. Quando Mourão se candidatou a vice nas eleições de 2018, o general Eduardo José Barbosa assumiu a Presidência do Clube Militar. Como mostra a página da estrutura do Clube Militar, Eduardo José Barbosa continua no cargo.

Só para terminar, entramos em contato com o próprio Clube Militar (por meio da página do Facebook) sobre a veracidade do texto e recebemos a seguinte resposta: “Boa tarde, o texto não é de Autoria do Gen Gilberto Pimentel. Att, Clube Militar”.

Há, ainda, uma negativa do site Sociedade Militar sobre o texto. Além de destacar tudo que foi dito por aqui, o site classificou a mensagem como “peça de comédia” e reiterou que as chances de os militares não devem agir para uma “intervenção militar” no país.

O único “fato (boato) novo” do fake de hoje está no trecho em que a fala é atribuída ao general Walter Braga Netto. Na realidade, essa informação também foi desmentida pela Agência Lupa. Em publicação de dezembro de 2020, o site de checagem recebeu uma negativa da autoria por parte da Casa Civil.

Resumindo: o texto que está circulando na internet e voltou a vitalizar em 2021 não é de Walter Braga Netto, Gilberto Pimentel tampouco foi postado no “blog” do Exército. Tudo não passa de mais um boato que circula online.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2m2887O
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy