Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Carro explode em posto de gasolina por causa de telefone celular #boato

Carro explode em posto de gasolina por causa de telefone celular #boato

Boato – Vídeo mostra explosão de carro em posto de gasolina. Tragédia aconteceu porque mulher ficou mexendo e criança jogando no celular.

Os mais velhos vão se lembrar de um tipo de atração televisiva dos anos 90 (e um pouco dos anos 2000): os vídeos incríveis. No enlatado norte-americano, eram mostradas histórias incríveis e cenas impressionantes de acidentes. Felizmente, as pessoas nunca morriam. Agora, com a internet, a coisa mudou: vídeo incríveis são compartilhados, histórias impressionantes são contadas e nem sempre todos sobrevivem.

Nos últimos dias, um vídeo de uma explosão de carro em um posto de gasolina começou a circular na internet. A filmagem é acompanhada de um alerta (que está fazendo o vídeo, que resolvemos não mostrar aqui, se espalhar mais ainda): não use telefone celular em postos de gasolina. Encontramos duas versões da história.

A primeira versão dava conta de que a explosão aconteceu enquanto uma criança estava jogando no celular dentro do carro que estava sendo abastecido. A outra conta que o homem saiu do carro, a mulher ficou mexendo no celular e ele explodiu: “É o vapor de combustível que é liberado na hora de abastecer: Não é à toa que tem placa de proibido celular”, diz.

Carro explodiu em posto de gasolina por causa de telefone celular?

As duas versões da história foram muito compartilhadas. Mas será mesmo que o uso do celular dentro do carro foi o motivo da explosão no posto de gasolina? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Antes de falar do caso em si, devemos alertar para o que sempre falamos: a mensagem tem todas características de boatos online: tem informações vagas, caráter alarmista, erros de português, pedido de compartilhamento e não foi divulgada em nenhum meio de comunicação sério. Sempre que você vir estes elementos em um texto, desconfie.

Infelizmente, o vídeo é real. Mas descobrimos que a história não tem nada a ver com o que está descrito. O caso aconteceu em abril deste ano, na cidade de São Gonçalo (RJ). Uma pessoa morreu e três ficaram feridas. Na ocasião, um carro que estava sendo abastecido com GNV explodiu devido a problemas no cilindro que fazia o abastecimento.

Resumindo: a história que aponta que uma explosão foi causada pelo uso de telefone celular dentro do carro é falsa. Não há, inclusive, uma comprovação científica de que smartphones possam causar tamanho impacto. Se você deseja ou não usar o telefone enquanto abastece, fica ao seu critério.

Assista ao nosso recado sobre celulares que explodem e fotos de pessoas mortas e compartilhe:

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.