Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Canal de transposição do Rio São Francisco acabou de se romper em Custódia (PE) #boato

Canal de transposição do Rio São Francisco acabou de se romper em Custódia (PE) #boato

Boato – Vídeo compartilhado nas redes sociais mostra o rompimento do canal de transposição do Rio São Francisco em Custódia (PE).

A transposição do Rio São Francisco, iniciada em 2007, já beneficia mais de 1 milhão de pessoas em dezenas de cidades paraibanas e pernambucanas. Considerada a maior obra de infraestrutura hídrica já realizada no país, a transposição já apresenta problemas. É o que mostra um vídeo compartilhado na internet.

As imagens mostram o momento em que parte do canal de transposição do Rio São Francisco se rompe. Na mensagem, o texto aponta que “o canal da transposição do Rio São Francisco se rompeu próximo ao Rio da Barra em Custódia-PE” e diz que o episódio é o “resultado de treze anos de muita lambança com o dinheiro público”. Assista ao vídeo e leia o que diz a publicação:

O Canal da transposição do Rio São Francisco se rompeu próximo ao Rio da Barra em Custódia-PE. … e agora?? Onde desliga o registro?? Esse é o resultado de treze anos de muita lambança com o dinheiro público por meio de obras com material de baixa qualidade e super faturado! ISSO É O GOVERNO MERDA DO PT…

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Canal de transposição do Rio São Francisco acabou de se romper em Custódia (PE)?

É claro que muita gente compartilhou a informação afirmando que o “canal de transposição do Rio São Francisco acabou de se romper”. Só se esqueceram de uma coisa: a informação não procede. Entenda os porquês.

Antes de começar, vamos alertar novamente para necessidade de pesquisar a veracidade das informações antes de clicar em compartilhar. Digo isso porque, se você tivesse checado antes de compartilhar teria notado que o vídeo, de fato, é verdadeiro, mas não é recente. Aliás, saberia que não é um problema irreparável e que a mídia não está “caladinha”.

Por sinal, nos checamos e encontramos (numa simples “googlada”) uma matéria do UOL sobre o rompimento no canal da transposição em Custódia (PE), que ocorreu em junho de 2017. Segundo o texto, uma parte do canal da transposição das águas do Rio São Francisco se rompeu na altura do Sítio Malhadinha, no município de Custódia, em Pernambuco.

Na época, o Ministério da Integração Nacional, em nota, informou que o vazamento foi controlado e que foram registrados apenas danos de pequenas proporções. Em três dias, os reparos foram realizados e as águas do Eixo Leste foram retomaram seu curso rumo à Campina Grande (PB).

Nem precisamos dizer que a mensagem não possui muita credibilidade, já que possui as características básicas de boatos online: cheio de informações vagas, alarmistas e sem datas e fontes confiáveis. Resumindo: o vídeo é antigo e a história, pelo menos em 2018, é #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.