Canal de transposição do Rio São Francisco acabou de se romper em Custódia (PE) #boato

Boato – Vídeo compartilhado nas redes sociais mostra o rompimento do canal de transposição do Rio São Francisco em Custódia (PE).

A transposição do Rio São Francisco, iniciada em 2007, já beneficia mais de 1 milhão de pessoas em dezenas de cidades paraibanas e pernambucanas. Considerada a maior obra de infraestrutura hídrica já realizada no país, a transposição já apresenta problemas. É o que mostra um vídeo compartilhado na internet.

As imagens mostram o momento em que parte do canal de transposição do Rio São Francisco se rompe. Na mensagem, o texto aponta que “o canal da transposição do Rio São Francisco se rompeu próximo ao Rio da Barra em Custódia-PE” e diz que o episódio é o “resultado de treze anos de muita lambança com o dinheiro público”. Assista ao vídeo e leia o que diz a publicação:

O Canal da transposição do Rio São Francisco se rompeu próximo ao Rio da Barra em Custódia-PE. … e agora?? Onde desliga o registro?? Esse é o resultado de treze anos de muita lambança com o dinheiro público por meio de obras com material de baixa qualidade e super faturado! ISSO É O GOVERNO MERDA DO PT…

Canal de transposição do Rio São Francisco acabou de se romper em Custódia (PE)?

É claro que muita gente compartilhou a informação afirmando que o “canal de transposição do Rio São Francisco acabou de se romper”. Só se esqueceram de uma coisa: a informação não procede. Entenda os porquês.

Antes de começar, vamos alertar novamente para necessidade de pesquisar a veracidade das informações antes de clicar em compartilhar. Digo isso porque, se você tivesse checado antes de compartilhar teria notado que o vídeo, de fato, é verdadeiro, mas não é recente. Aliás, saberia que não é um problema irreparável e que a mídia não está “caladinha”.

Por sinal, nos checamos e encontramos (numa simples “googlada”) uma matéria do UOL sobre o rompimento no canal da transposição em Custódia (PE), que ocorreu em junho de 2017. Segundo o texto, uma parte do canal da transposição das águas do Rio São Francisco se rompeu na altura do Sítio Malhadinha, no município de Custódia, em Pernambuco.

Na época, o Ministério da Integração Nacional, em nota, informou que o vazamento foi controlado e que foram registrados apenas danos de pequenas proporções. Em três dias, os reparos foram realizados e as águas do Eixo Leste foram retomaram seu curso rumo à Campina Grande (PB).

Nem precisamos dizer que a mensagem não possui muita credibilidade, já que possui as características básicas de boatos online: cheio de informações vagas, alarmistas e sem datas e fontes confiáveis. Resumindo: o vídeo é antigo e a história, pelo menos em 2018, é #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Compartilhe este artigo:

7 comentários em “Canal de transposição do Rio São Francisco acabou de se romper em Custódia (PE) #boato

  • 13/08/2018 em 10:51
    Permalink

    Os justiceiros contra os boatos “boatando” sem vergonha.
    Você se entrega quando expõe sua opinião politica no texto amiga. Prove que um milhão de pessoas já foram beneficiadas.
    Seja competente e exponha somente a realidade ou não do fato, ou seja apenas mais uma militante zumbi. Não perca sua credibilidade para defender picareta.

    Resposta
  • 12/08/2018 em 17:03
    Permalink

    Erraram feio, boatos.org. Esse fato aconteceu há dois dias, 10.08.2018. Inclusive, aconteceu em meu município, Salgueiro-Pe.

    Resposta
  • 27/07/2018 em 21:32
    Permalink

    Gostei do boato do boato, estão fazendo aquilo que são contra, esta matéria está vaga cheia de falhas e leva a um entendimento errado.

    Resposta
    • 13/08/2018 em 13:31
      Permalink

      Tenho a impressão que esse Boatos.com é criação petista, porque sempre que se comenta sobre PT, eles criam justificativas banais para não assumirem a veracidade do caso.

      Resposta
  • 05/07/2018 em 12:41
    Permalink

    Vi este vídeo; mas o fato É VERDADEIRO, se não foi agora, foi em 1917, portanto NÃO É BOATO; vocês estão confundindo as pessoas, como se nunca tivesse acontecido. Assim, é o BOATO do “boatos.org/brasil…

    Resposta
  • 05/07/2018 em 03:52
    Permalink

    Deviam ser punidos, os que criaram esse fake.

    Resposta
  • 05/07/2018 em 03:08
    Permalink

    mas entao ele se rompeu, nao importa o ano, e se rompeu e pq foi mal feito so pra obras eleitoreiras do PT

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)