Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > É falso que camionete branca com adesivo da DMAE mostrada em foto esteja sendo utilizada para assaltos em Porto Alegre

É falso que camionete branca com adesivo da DMAE mostrada em foto esteja sendo utilizada para assaltos em Porto Alegre

Camionete branca com adesivo da DMAE e placa Ipq3b35 é utilizada para assaltos em Porto Alegre, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Bandidos estão utilizando uma camionete branca com o adesivo da DMAE e placa Ipq3b35 para invadir casas e realizar assaltos no bairro Petrópolis em Porto Alegre.

Análise

Com as enchentes dos últimos dias, a cidade de Porto Alegre tem enfrentado diversos problemas de abastecimento de água. Em um contexto no qual equipes estão sendo enviadas para atender a população, um alerta começou a circular na internet.

De acordo com as mensagens, bandidos estariam se aproveitando de um disfarce de funcionários da DMAE (Departamento Municipal de Águas e Esgoto de Porto Alegre) para realizar roubos.

Vídeo: é falso que a Anvisa esteja barrando entrada de remédios no RS

O alerta aponta que uma camionete branca fotografada no bairro Petrópolis com placa Ipq3b35 estaria sendo utilizada para assaltos. Leia duas versões da história que circula online:

Versão 1: ALERTA Quem mora na área do bairro Petrópolis perto da Encol. Camionete branca com adesivo do DMAE é de assaltantes. Placa Ipq3b35 Estavam tentando assaltar na Amélia Telles e na Ijuí. Pessoal, está circulando na região!

Versão 2: PORTO ALEGRE.. ALERTA !! CUIDADO!! Quem mora na área da em torno da praça da Encol. Cuidado tb nos Bairros próximos.. *Camionete Branca com adesivo do DMAE é de assaltantes.* *Placa Ipq3b35* Estavam tentando assaltar na Amélia Telles e na Ijuí.

Checagem

O alerta passou a ser muito compartilhado em redes sociais e, principalmente, no WhatsApp. Para esclarecer o caso, vamos fazer a checagem do conteúdo respondendo a algumas perguntas. São elas: 1) É verdade que bandidos estão realizando assaltos com a camionete da DMAE de placa Ipq3b35 mostrada na foto? 2) O que podemos saber mais sobre a camionete atribuída à DMAE mostrada na foto e descrita na mensagem? 3) Há algum registro de assalto desta natureza em Porto Alegre?

É verdade que bandidos estão realizando assaltos com a camionete da DMAE de placa Ipq3b35 mostrada na foto?

Não é verdade. A foto em questão mostra, de fato, trabalhadores da DMAE realizando um atendimento. Como a história se espalhou e está colocando as equipe que estão nas ruas em risco, o próprio departamento da capital gaúcha tratou de desmentir a história.

Por meio de postagem em redes sociais foi informado que a placa do veículo em questão não é QPT6F30 e que não se tratam de “bandidos”. “O Dmae informa que o veículo de placa QPT6F30 está a serviço do Departamento. As equipes estão atuando nas reclamações de faltas de água. NÃO É ASSALTO”, diz a mensagem. Veja o post:

O que podemos saber mais sobre a camionete atribuída à DMAE mostrada na foto e descrita na mensagem?

Para além do que a DMAE falou, temos outros elementos que indicam que a história é falsa. O primeiro é que a placa descrita como do carro da DMAE na mensagem falsa (o Ipq3b35) é de um Fox da Volkswagen do ano de 2009. Ou seja: sequer é de uma camionete. Ao buscar pela placa descrita no alerta da DMAE chegamos a, de fato, uma camionete. Trata-se de uma S10 2019. 

Há algum registro de assalto desta natureza em Porto Alegre?

A teoria se fortaleceria se, de fato, houvesse algum relato em fonte confiável sobre assaltos realizados com um “carro com adesivo da DMAE”. Porém, não consta em nenhuma fonte confiável qualquer relato desta natureza. A única coisa que achamos foi a mensagem com foto desmentida e placa falsamente atribuída a um veículo.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que o carro da imagem em questão esteja sendo utilizado para assaltos em Porto Alegre, mais exatamente no bairro Petrópolis. A DMAE desmentiu o fake, não há nenhum relato de crime assim e sequer a placa em questão é de uma camionete.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).