Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Calendário de dezembro terá fenômeno que só acontece a cada 823 anos #boato

Calendário de dezembro terá fenômeno que só acontece a cada 823 anos #boato

Boato – Calendário de dezembro terá cinco segundas-feiras, cinco sábados e cinco domingos. Isso só acontece a cada 823 anos e é o “Bolso Cheio de Dinheiro”.

Que bom que voltamos aos boatos toscos na internet (a coisa estava ficando tão séria com as fake news que as consequências poderiam ser piores ainda). E o mês de dezembro de 2018 marca a chegada de uma nova história “daquelas”.

De acordo com uma mensagem que circula online, o calendário de dezembro terá um fenômeno raríssimo: cinco segundas-feiras, cinco sábados e cinco domingos. O nome disso seria chamado pelos chineses de “Bolso Cheio de Dinheiro” e há um pedido para que se compartilhe a valorosa informação. Leia mensagem que circula online:

Calendário de DEZEMBRO (Esta será a única vez que você verá este fenômeno em sua vida) O mês de DEZEMBRO deste ano terá 5 segunda-feiras, 5 sábados e 5 domingos. Isto acontece somente uma vez a cada 823 anos. Os chineses chamam isto de “BOLSO CHEIO DE DINHEIRO”.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Então, envie esta mensagem a todos seus amigos e dentro de 4 dias o dinheiro irá te surpreender. Baseado no Feng Shui chinês, quem não transmitir esta mensagem pode se perder a grande chance… Eu estou fazendo minha parte, nunca se sabe!

Calendário de dezembro terá fenômeno que só acontece a cada 823 anos?

Que mensagem hein! Por incrível que pareça, muita gente saiu compartilhando a história em busca do tal “bolso cheio de dinheiro”. Mas será mesmo que a mensagem é real? A resposta é não. Vamos aos fatos.

De fato, o mês de dezembro de 2018 terá cinco sábados (1º, 8, 15, 22 e 29), cinco domingos (2, 9, 16, 2 e 30) e cinco segundas-feiras (3, 10, 17, 24 e 31). A informação real para por aí.

O motivo é simples: já desmentimos essa história de fenômeno raro por algumas vezes na história do Boatos.org. Já falamos no assunto (que utilizava a repetição de sextas-feiras, sábados e domingos) em duas oportunidades: em junho de 2016 e em julho de 2018. Como os motivos são os mesmos, veja o que já escrevemos (adaptado para o texto de hoje):

Esse boato é tão sem noção que nem precisaria de internet para desmenti-lo. Poderíamos falar que a história tem todas características de boatos na internet, que não há qualquer tipo de menção sobre o tal Bolso Cheio de Dinheiro do Feng Shui etc. Mas só precisaríamos de duas coisas para desmentir a história: um calendário e um pouco de memória.

Todos os meses de 31 dias têm três dias que aparecem cinco vezes. Isso por que os dias da semana se repetem a cada 28 dias e o mês têm 31 dias. A diferença de três dias entre uma contagem e outra explica a repetição. O início do mês sempre muda, ou seja, cada mês começa num dia da semana diferente. Assim, quando o dia primeiro cair num sábado, num mês de 31 dias, sempre teremos 5 sábados e 5 domingos e 5 segundas-feiras.

E mais, consultando um calendário é fácil provar que a última vez que isso aconteceu foi em julho de 2017 e que a próxima será em agosto de 2020. Isso já mostra que o ciclo de 823 anos não faz nenhum sentido.

Resumindo: a história que aponta que o mês de dezembro de 2018 terá um fenômeno raro que só acontece a cada 823 anos é falsa. Não tem nem raridade em cinco segundas-feiras, cinco sábados e cinco domingos e nem bolso cheio de dinheiro. No máximo, saco cheio de boatos.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.