Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Caça da FAB abate balão no espaço aéreo de Brasília #boato

Caça da FAB abate balão no espaço aéreo de Brasília #boato

Caça da FAB abateu balão no espaço aéreo de Brasília, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Um avião caça Gripen da FAB abateu um “balão de grande dimensão” no espaço aéreo de Brasília, no Brasil.

Notamos que a queda (felizmente) de fake news com um caráter mais danoso tem proporcionado o crescimento de informações falsas mais, por assim dizer, “lúdicas”. A história de hoje aponta para isso.

Um texto que aponta que um caça da FAB abateu um balão nas imediações de Brasília está circulando com força em redes sociais e, inclusive, tem gerado comentários sobre “soberania nacional”. Leia trechos do artigo que circula por aí:

Caça Gripen abate balão no espaço aéreo de Brasília O alto comando da Força Aérea Brasileira informou que um dos novos caças F-39 abateu no início da manhã deste sábado (1º/04) um “balão de grande dimensão” que sobrevoava o espaço aéreo da capital federal.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Um caça F-39 Gripen, que entrou em operação no final de 2022 na Base Aérea de Anápolis, disparou um míssil MBDA Meteor por volta das 07h25 (hora local) abatendo o que funcionários do Ministério de Defesa descreveram como um objeto do tamanho de um bondinho do Pão de Açúcar se aproximando do Distrito Federal. O piloto de caça da FAB realizou o mesmo procedimento de um F-22 Raptor que abateu o balão chinês nos EUA em fevereiro.

Caça da FAB abateu balão no espaço aéreo de Brasília?

Uma notícia como esta é um tanto quanto impactante (vide a polêmica que tivemos com a notícia do balão da China no espaço aéreo dos EUA). Porém, não é preciso tanta preocupação com a história.

Na verdade, ela se solucionou com duas ações. 1) Uma busca pelo assunto em fontes confiáveis. 2) Uma lida com atenção no conteúdo original que publicou a história.

Ao procurar pelo assunto, que viraria notícia em qualquer veículo de mídia brasileiro, nada encontramos em fontes confiáveis. O máximo que tivemos nos últimos dias foi um festival de balonismo em Brasília (sem nenhum balão sendo abatido). Isso é, no mínimo, de se estranhar.

Mais uma busca e descobrimos que a história surgiu no site especializado em aviação Cavok. O site é sério, mas ousou dar uma brincada. A publicação foi feita no dia 1º de abril, dia da mentira. Tanta que a história tem ao seu final a seu final o seguinte aviso: “Agradecemos a leitura do artigo. Uma homenagem do Cavok para Força Aérea Brasileira e para Saab neste divertido Dia da Mentira”.

Vale apontar que a página não foi a única a fazer uma pegadinha que “transcendeu” o dia 1º de abril. Aqui, tivemos que desmentir fake news sobre “Neymar no Flamengo” e “Disney em Florianópolis”.

Resumindo: se você se assustou com a notícia em questão, pode ficar tranquilo. A história que aponta que um caça brasileiro abateu um balão é falsa. Não passa de uma pegadinha criada no dia da mentira.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 9275-5610

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso