Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Golpe cita nome da Brastemp e fala de geladeiras de Dia das Mães

Golpe cita nome da Brastemp e fala de geladeiras de Dia das Mães

Brastemp está dando geladeiras grátis para quem responder a quiz e pagar frete de produto, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A Brastemp está enviando geladeiras para as pessoas que responderem a um quiz e pagarem um valor de frete pelos produtos da empresa.

Análise

No contexto do Dia das Mães e sua iminência, está circulando na internet uma mensagem que aponta para uma suposta ação da Brastemp.

Um vídeo de uma suposta influenciadora está circulando na internet junto a uma mensagem que aponta que a Brastemp estaria dando geladeiras grátis para as pessoas que entrassem em um site, respondessem e um quiz e, no final, pagasse um valor de frete pelo produto. Leia a mensagem e a transcrição do conteúdo:

Vídeo: é falso que Lula foi flagrado beijando Suzanne von Richtofhen

 Respondi o quiz da Brastemp e eles enviaram esse presente pra mim.. Vim desembalar a geladeira que ganhamos Nossa que lindo vem ver meninas Olha só olha olha que lindo que lindo lindo lindo lindo meu Deus meu Deus que lindo

Checagem

A história não é nenhuma novidade. Por isso, estamos aqui para desmentir a história respondendo a algumas perguntas. São elas: 1) É verdade que a Brastemp está dando geladeiras para quem responder a um quiz e pagar frete? 2) A influenciadora recebeu, de fato, uma geladeira grátis da Brastemp e o site é real? 3) O que acontece se você seguir todos os passos da mensagem?

É verdade que a Brastemp está dando geladeiras para quem responder a um quiz e pagar frete?

Não. Na realidade, se trata do mesmo que apontamos em outras fake news que circulam na internet. O conteúdo que está sendo disseminado por meio de anúncios pagos não passa de uma tentativa de golpe.

Ao buscar por fontes oficiais, nada encontramos sobre qualquer mensagem que aponte para a tal distribuição de geladeiras por parte da Brastemp. Até há um site de promoções, mas não tem nada disso que está descrito na mensagem.

A influenciadora recebeu, de fato, uma geladeira grátis da Brastemp e o site é real?

Outro fator que corrobora para apontarmos que se trata de um fake está no modus operandi utilizado na mensagem. Ninguém ganhou geladeira alguma: o vídeo nada mais é do que uma peça dublada por inteligência artificial. Além disso, o site em questão é uma página falsa da Brastemp.

O que acontece se você seguir todos os passos da mensagem?

O seguir todos os passos perpassa por entrar no site, responder às questões e, no final, pagar o Pix pelo valor de frete. Se você fez tudo, infelizmente, temos que dizer que você caiu em um golpe. O intuito de quem compartilhou a história é justamente faturar o dinheiro pago pelo frete. Depois disso, eles sumariamente somem.

Conclusão

Golpe ⚠️

É falso que a Brastemp esteja dando geladeiras grátis para as pessoas que entrarem em um site e pagarem o frete pelo produto. Trata-se de um golpe parecido com outros, mas que usa o nome de uma empresa nova.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).