Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Brasil tem o menor salário mínimo da América do Sul e Argentina tem o maior #boato

Brasil tem o menor salário mínimo da América do Sul e Argentina tem o maior #boato

Brasil tem o menor salário mínimo da América do Sul e Argentina tem o maior, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Lista que mostra o salário mínimo dos países da América do Sul aponta que Argentina e Venezuela têm os maiores salários e o Brasil tem o menor.

Não é de hoje que notícias falsas envolvendo a Argentina circulam com força na internet. Nos últimos tempos, a grande maioria delas fala sobre o “comunismo” no país vizinho. Porém, nem todas são assim. Há também fake news que exaltam os nossos vizinhos e “rebaixam” o Brasil.

Uma suposta lista de salários mínimos dos países da América do Sul começou a circular na internet. A lista, que aponta como fonte o “Banco Mundial”, aponta que a Argentina e a Venezuela teriam os maiores salários mínimos do continente enquanto o Brasil teria o menor de todos. Leia o texto que está contido na imagem:

Salários mínimos oficiais na América do Sul. 1. Argentina – 2.826 reais 2. Venezuela – 2.593 reais. 3. Equador – 2.497 reais 4. Uruguai – 2.050 reais 5. Colômbia – 1.977 reais 6. Bolívia – 1.905 reais 7. Paraguai – 1.880 reais 8. Peru – 1.877 reais 9. Chile – 1.733 reais 10. Suriname 1.682 reais 11. Bolívia – 1.465 reais 12. Guiana – 1.171 reais 13. Brasil – 1.045 reais (Fonte: Banco Mundial, outubro 2020.

Brasil tem o menor salário mínimo da América do Sul e Argentina tem o maior?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

A suposta lista circulou com muita força na internet, principalmente, em grupos anti-Bolsonaro. Porém, além de não ser verdade que o Brasil tem o pior salário mínimo do continente, os dados estão completamente errados.

Ao olhar a lista, achamos algumas coisas, no mínimo, estranhas. Uma delas é que a Bolívia está duas vezes na lista (na sexta e na 11ª posição). Outra é a lista apontar que a Venezuela (que atravessa gravíssima crise financeira e tem a moeda muito desvalorizada) esteja em segundo lugar.

Por causa disso, resolvemos buscar pelas informações contidas na lista. De cara, resolvemos buscar pela fonte citada (o Banco Mundial). Não conseguimos achar nenhuma lista relacionada ao assunto “salários mínimos na América do Sul” que tenha esses valores.

Mais uma busca e descobrimos que as informações contidas no texto estão todas erradas. O e-Farsas (site que também verifica informações na internet) pesquisou o salário mínimo de cada um dos países citados. O resultado foi o Uruguai, o Equador e o Chile com os maiores salários do continente. Os menores salários da América do Sul ficam com Venezuela (o menor), Suriname e Bolívia. O Brasil teria o 9º maior salário e a Argentina teria o 8º maior. É importante citar que, com exceção do Brasil, nenhum valor de salário estava correto.

Resumindo: a história que aponta que a Argentina e a Venezuela têm os maiores salários mínimos do continente e o Brasil tem o menor é falsa. A lista em questão não consta no site do Banco Mundial e os valores estão completamente (com exceção do salário mínimo do Brasil) errados.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2QvB43t
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK