Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Brasil fecha fronteiras com países da América do Sul em 2022 #boato

Brasil fecha fronteiras com países da América do Sul em 2022 #boato

Brasil fecha fronteiras com países da América do Sul em 2022, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Está aí a prova da intervenção militar em 2022. O Brasil acabou de fechar as fronteiras com outros países da América do Sul.

Mesmo com as chances de um golpe no Brasil serem praticamente nulas, ainda há gente que acredita que “o Exército” está fazendo as coisas acontecerem. A última das histórias que tivemos acesso aponta para uma medida drástica do presidente Jair Bolsonaro.

De acordo com textos que mostram uma imagem de um site chamado Opinião.TV, o Brasil teria fechado as fronteiras com outros países da América do Sul. O print é acompanhado de mensagens como “olha a onça procurando lugar adequado para beber água”. Leia o texto contido na imagem:

Brasil fecha fronteiras terrestres com países da América do Sul O Governo Brasileiro determinou no início da tarde de hoje, o fechamento terrestre de fronteiras com 8 países da América do Sul. Por 15 dias, estarão fechadas as fronteiras com a Argentina. Bolívia. Colômbia, Guiana Francesa.

Brasil fecha fronteiras com países da América do Sul em 2022?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Não demorou para a história circular com todas as forças na internet e chamar atenção em redes sociais. Porém, é falsa a informação que aponta que Bolsonaro resolveu fechar as fronteiras do país.

Para começar, a mensagem tem algumas das principais características de fake news. O texto é alarmista, vago e tem erros de português. Ao contrário de fake news clássicas, a mensagem cita uma fonte.

Foi a partir daí que resolvemos buscar pelo conteúdo no site Opinião.TV. Logo descobrimos do que se tratava. Na realidade, o conteúdo é de março de 2020, no início da pandemia da Covid-19.

Na época, de fato, o site, que é regional de Goiás, deu a notícia (que estava correta). Muito provavelmente, alguém acessou a notícia, printou a página ocultando a data e saiu compartilhando a notícia como se fosse recente.

Ao buscar pelo conteúdo, logo descobrimos que não tem nada de o Brasil fechar as fronteiras terrestres com outros países da América Latina. No momento, as fronteiras com os países citados na matéria de 2020 estão abertas.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o Brasil fechou as fronteiras com os países da América Latina. O conteúdo que circula online é antigo e nada tem a ver com a situação atual do nosso país.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso