Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Bombeiros e Defesa Civil alertam para que pessoas retirem eletrodomésticos das tomadas por causa do calor #boato

Bombeiros e Defesa Civil alertam para que pessoas retirem eletrodomésticos das tomadas por causa do calor #boato

Bombeiros e Defesa Civil alertam para que pessoas retirem eletrodomésticos das tomadas por causa do calor, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Por causa do calor excessivo e o risco de incêndios, os Bombeiros e a Defesa Civil lançaram um alerta pedindo para que as pessoas retirem todos os eletrodomésticos das tomadas quando saírem de casa.

Nos últimos tempos, muitos brasileiros têm passado por situações atípicas. Em pleno “inverno”, alguns lugares estão quebrando recordes de temperatura e baixa umidade do ar. Cuiabá, por exemplo, registrou no dia 16 de setembro de 2019 a maior temperatura dos últimos 108 anos com incríveis 42,3 ºC.

Em meio a esse quadro e com tristes notícias (como do incêndio no hospital Badim, no Rio de Janeiro), um alerta tem ganhado a internet. De acordo com a mensagem, viral no WhatsApp, os Bombeiros e a Defesa Civil fizeram um pedido: para que as pessoas retirem os eletrodomésticos das tomadas para evitar sobrecarga e incêndios. Leia:

ALERTA DOS BOMBEIROS E DEFESA CIVIL Antes de sair de casa retirem todos os eletrodomésticos das tomadas. Deixem apenas o necessário! O calor excessivo tem gerado sobrecarga nos padrões de energia elétrica gerando sérios riscos de incêndio nas tomadas! VAMOS REPASSAR

Bombeiros e defesa civil pediram para que pessoas tirem eletrodomésticos das tomadas por causa do calor?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Muita gente compartilhou a informação por aí e ficou preocupada. Só há um detalhe: apesar de a recomendação ser válida (não por causa do calor ou risco de incêndios), o alerta é falso. Calma aí que a gente explica tudo para vocês. Vamos aos fatos.

O primeiro ponto que nos levou a desconfiar da informação está na própria mensagem. Ela segue algumas características básicas de boatos como ser vaga (não diz qual defesa civil ou qual Corpo de Bombeiros fez o alerta), alarmista e tem pedido de compartilhamento. Ou seja, é um tipo de texto que merece uma segunda checagem antes de ser compartilhado.

A primeira coisa que analisamos é a lógica do alerta. De fato, há a recomendação para as pessoas tirarem aparelhos da tomada que não são essenciais. Porém, ela nada tem a ver com risco de incêndios e calor. Esse tipo de recomendação perpassa é feita com outros motivos: financeiros.

Boa parte dos eletrodomésticos têm a chamada função standby (modo de espera). Se o aparelho não é desligado na tomada, continua consumindo energia elétrica. O resultado final, de acordo com essa matéria do Fantástico, é de 15% na conta.

Há uma segunda situação em que se recomenda desligar os aparelhos da tomada: no caso de chuvas intensas com raios e se a rede elétrica da casa não tem um dispositivo para proteção de descargas elétricas.

Tentamos buscar por qualquer recomendação sobre desligar aparelhos no caso de calor extremo e nada encontramos. O máximo que achamos foi uma recomendação para se tomar cuidado com o uso excessivo de aparelhos que consomem muita energia, como o ar-condicionado. Se você sair de casa, não vai deixá-lo ligado (até porque a conta de luz…).

Para terminar, descobrimos que, em Goiás, a mensagem foi desmentida pelos Bombeiros. De acordo com essa matéria da TV Anhanguera, a corporação classificou a história como uma fake news. Dá uma assistida no vídeo:

Resumindo: a história que aponta que os bombeiros e a defesa civil estão alertando as pessoas para tirarem o eletrodoméstico das tomadas é falsa. A mensagem pode até ter sua validade (não pelos motivos apresentados), mas o alerta não passa de mais uma “corrente” que circula na web.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.