Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Bombeiro amarra menina ao corpo durante resgate em Brumadinho, mostra foto #boato

Bombeiro amarra menina ao corpo durante resgate em Brumadinho, mostra foto #boato

Boato – Foto mostra momento em que bombeiro amarra o corpo de uma menina que morreu no desastre de Brumadinho ao seu.

O início do ano de 2019 tem sido marcado por tragédias. A sequência de acontecimentos ruins tem sido tão grande que muita gente até parou de falar no desastre de Brumadinho. Mesmo sem tanta atenção da mídia, as tentativas de resgate aos mais de 150 desaparecidos ainda continuam. E os boatos sobre o assunto também insistem em circular pela web.

A última história que circulou online dá conta de que um bombeiro foi fotografado amarrando o corpo de uma criança que foi vítima do rompimento da barragem da Vale ao seu. Junto à imagem, há um desenho e uma mensagem de esperança às equipes de salvamento. Leia:

O Bombeiro que amarrou o seu corpo a uma menina que tinha falecido no resgate as vítimas de Brumadinho. Nós Nunca deixaremos a vítima com, ou sem vida para trás. Missão cumprida.

Foto mostra bombeiro amarrando menina ao corpo durante resgate em Brumadinho?

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

É claro que o trabalho dos bombeiros em Brumadinho é incrível e a imagem tão incrível quanto. Mas será mesmo que a foto que circula na internet foi feita durante os resgates em Minas Gerais? A resposta é não. Vamos aos fatos.

O número de imagens falsamente atribuídas à tragédia de Brumadinho é grande. Já desmentimos no Boatos.org as histórias que apontam que um bebê foi salvo por um soldado israelense, o “exato” momento do estouro e da menina se salvando, o vídeo do dono da pousada, locais destruídos, Globo sendo hostilizada e outros. Em comum, o fato de as fake news terem se baseado em imagens fora do contexto.

Por isso mesmo que resolvemos buscar por mais detalhes sobre a tal informação. Bastou uma busca e, bingo, descobrimos que a foto não é de Brumadinho. Na realidade, a imagem é de outro desastre ocorrido neste ano.

Na última semana, chuvas fortes provocaram um grande deslizamento de terra na cidade de Caranavi (Bolívia). Em meio ao desastre, o bombeiro voluntário (e estudante de arquitetura) Marvel Flores resgatou o corpo de uma criança de oito anos que foi vítima do deslizamento.

A foto de Flores foi feita pelo fotojornalista Javier Mamani. Dias depois, Marvel Flores ganhou uma homenagem da cidade de Oruro (sua cidade de nascimento).

Resumindo: a história que aponta que um bombeiro de Brumadinho amarrou uma vítima do rompimento da barragem às suas costas é falsa. A imagem é real, mas é de um resgate ocorrido na Bolívia também no início deste ano.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.