Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Bolsonaro ganha selo de honestidade durante reunião do G20 #boato

Bolsonaro ganha selo de honestidade durante reunião do G20 #boato

Bolsonaro ganha selo de honestidade durante reunião do G20, diz boato (Foto: Reprodução/YouTube)

Boato – Em Cúpula de Líderes do G20, presidente Jair Bolsonaro ganha selo de honestidade de autoridades mundiais.

A Cúpula de Líderes do G20, um encontro anual de presidentes e primeiros-ministros das 20 maiores economias do mundo, realizada em 2021, na Itália, tem dado o que falar. Especialmente e infelizmente, sobre o Brasil.

Isso porque o presidente brasileiro Jair Bolsonaro ficou isolado das outras autoridades e não realizou nenhuma reunião bilateral (muito comum no evento). Além disso, a passagem de Bolsonaro pela Itália também foi marcada por agressões a jornalistas e disseminação de mentiras na mídia italiana e após um encontro com o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Mas de acordo com uma história que está sendo compartilhada na internet, a participação de Bolsonaro na Cúpula do G20 teria sido diferente. Segundo a publicação, Bolsonaro, na realidade, teria recebido um selo de honestidade durante o encontro do G20. Ainda de acordo com a história, a prova seria um vídeo onde o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, aparece ao lado de Bolsonaro falando sobre o selo. Confira:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Versão 1: “Presidente, hoje nós tivemos uma notícia muito boa. Um selo de qualidade, dizendo que a gestão do senhor é séria, não tem corrupção e que antes, nos últimos 10 anos, havia problemas. Se investia em empresas que não existiam ou que davam prejuízo sistematicamente. E esse dinheiro é do trabalhador, é o FGTS que significa o seguinte: o dinheiro do trabalhador que era emprestado, muitas vezes, para dar prejuízo”. Versão 2: “Bolsonaro ganha selo de honestidade, Isso nunca sairá na mídia tradicional!”.

Bolsonaro ganha selo de honestidade durante reunião do G20?

A informação fez um enorme sucesso nas redes sociais, em especial, no YouTube e no Twitter e entre grupos bolsonaristas. Apesar disso, a história não é real. A explicação fica pela origem do vídeo e pela falta de provas.

Basta olhar para a história para perceber que ela apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista e a falta de fontes confiáveis. Além disso, a história, por si só, é um absurdo.

Primeiro, porque a Cúpula de Líderes do G20 não possui um selo de honestidade e muito menos é uma premiação. Como já dissemos anteriormente, o evento, na verdade, é uma reunião entre as autoridades das 20 maiores economias do mundo. Durante o evento, os líderes mundiais discutem sobre assuntos comuns e assumem compromissos em torno deles. Eles também realizam reuniões privadas para definir acordos bilaterais com outros países.

Segundo, porque apesar da cobertura intensa sobre o evento, não existe nenhuma informação sobre o tal selo da honestidade para Bolsonaro. A pessoa que inventou o caso tirou a história quase do nada. Quase, porque a fonte é um vídeo de uma fala do presidente da Caixa.

Ao procurar pelas imagens, descobrimos que o vídeo não é atual. Ele foi publicado no dia 22 de maio de 2021. Ao assistir as imagens e ler a descrição, percebemos também que o selo dito no vídeo não foi concedido a Bolsonaro, mas sim ao banco Caixa Econômica. Apesar disso, não encontramos nenhuma informação sobre o tal selo.

Por fim, vale apontar que, assim como em governos anteriores, o governo Bolsonaro possui sim denúncias de corrupção (inclusive, algumas foram levantadas na própria CPI da Covid). E certamente o G20, caso fosse um evento para premiações, não deixaria isso passar em branco.

Em resumo: a história que diz que Bolsonaro recebeu um selo de honestidade durante uma reunião do G20 é falsa! Ao procurar por mais informações, descobrimos que o vídeo usado como prova, na verdade, é de maio de 2021 e não tem nada a ver com o G20. Na publicação original, a pessoa aponta que o selo foi concedido ao banco Caixa Econômica e não ao Bolsonaro. Não encontramos nenhuma notícia sobre o tal selo. Por fim, a Cúpula de Líderes do G20 não é um evento para premiações, mas sim para discussões e para firmar compromissos mundiais. Ou seja, a história não passa de balela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso