Boato – Empresa norte-americana Boeing compra 51% das ações da Embraer e passa a ser acionista majoritária da estatal brasileira.
Mais uma vez um boato sobre empresas aéreas invade a internet. Só nos últimos meses, já falamos sobre diversas companhias: TAP Portugal, TAM, Gol e Azul. Dessa vez, a história recai sobre as fabricantes de aeronaves: Boeing e Embraer.
Começou a circular na web a informação de que a Boeing teria comprado 51% das ações da Embraer. A notícia que teria aparecido no Valor Econômico indicava a Boeing como acionista majoritária da Embraer. Confira na integra:
Caros amigos. A Boeing norte-americana, acaba de comprar, 51% das ações da Embraer, segundo o Valor Econômico. Mais uma queda para o Brasil. E nós, seguimos exportando açúcar, soja e farelo de soja e milho. Só. Nosso Brasil é mesmo um zero à esquerda. Reflexo do povo que aqui vive. Que pena.
Ancelmo Gois escreveu texto criticando Eduardo Paes? Checamos
A imagem que acompanha a mensagem mostra uma foto de Donna Hrinak, presidente da Boeing Brasil, em um evento no portal do Valor Econômico com a chamada para a notícia:
Boeing adquire 51% das ações da EMBRAER S.A. Boeing passa a ser acionista majoritária da EMBRAER
Entenda como será o processo de reestruturação Ozires Silva lamenta, mas entende o cenário atual Estratégia americana remete à Defesa e Segurança.
Empresa Boeing compra 51% das ações da Embraer?
Se todas as pessoas que compartilharam a notícia tivessem optado por pesquisar sobre o caso antes de repassar, teriam notado que a notícia é falsa. Sem mais delongas, vamos aos fatos.
Como mencionamos anteriormente, uma simples pesquisa no Google faz a história cair por terra. Isso porque, nenhum portal de notícias deu a informação (nem o Valor Econômico). Ao contrário do que se imagina, a notícia não está disponível na internet e a busca sobre qualquer assunto semelhante no portal não gerou nenhum resultado.
Para além disso, saiba que a única coisa que existe, pelo menos por enquanto, é uma parceria firmada no ano passado entre a Embraer e a Boeing para equipar um avião militar, o A-29 Super Tucano, com armas desenvolvidas pela companhia americana. Pois bem, até aí nada de compra.
Agora um detalhe importante: a história já é velha. Ao pesquisarmos sobre o assunto, encontramos registros da história da “compra” (justamente época da parceria) desde 2016 e já foi desmentida pela Embraer. Em nota, a empresa negou especulações sobre a venda de sua área de Defesa & Segurança.
Resumindo: a informação de que a Boeing comprou 51% das ações da Embraer é falsa. A suposta notícia do Valor Econômico é montagem e a notícia é boato (pelo menos por enquanto).
Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.