Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Benjamín López, de 5 anos, está com câncer nos ossos e pede orações #boato

Benjamín López, de 5 anos, está com câncer nos ossos e pede orações #boato

Benjamín López, de 5 anos, está com câncer nos ossos e pede orações, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O menino Benjamín López, da escola Imaculada, tem 5 anos e está com câncer nos ossos. Ele pede orações e que você repasse a mensagem.

Mais fácil do que pedir um link em redes sociais é pedir uma oração. Para quem gosta de praticar a sua fé não há problema nisso. Porém, algumas pessoas abusam da bondade e da fé das pessoas e pedem orações (junto com compartilhamentos) para situações inexistentes. É o caso da história de hoje.

Uma mensagem que está circulando nos últimos dias aponta que um menino chamado Benjamín López, de cinco anos, estaria com câncer nos ossos e que, por isso, a família estaria pedindo orações e compartilhamento da mensagem. Leia o texto que circula online:

Hoje peço um verdadeiro trabalho de caridade. Por favor, apenas uma oração do Pai Nosso para Benjamín López da Pré-escola Imaculada. Ele tem 5 anos e foi diagnosticado com câncer ósseo. Você ora um Pai Nosso e passa para mais 10 contatos, para que cheguemos a 1000. Deus te pague

Benjamín López, de 5 anos, está com câncer nos ossos e pede orações?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

É claro que um pedido como esse não demoraria a se espalhar na internet. Porém, não é verdade que o tal menino de 5 anos Benjamín López está com câncer nos ossos e pedindo orações e compartilhamentos por aí.

Quando falamos em características de fake news, essa é uma mensagem que mereceria ser um exemplo. Ela é vaga, extremamente alarmista, tem erros de português, não cita nenhuma fonte confiável e, ainda por cima, tem pedido de compartilhamento. Só isso já mereceria uma busca para saber mais detalhes da história.

Para a nossa “não-surpresa”, não encontramos nenhum caso real de um menino chamado Benjamín López com câncer nos ossos. O que achamos são inúmeras versões da mesma cadeia (com diversas fotos diferentes do suposto menino doente). Achamos o mesmo pedido de oração (além de português) em inglês, francês e espanhol. E, em espanhol, achamos um desmentido.

Em 2018 (período em que a mesma corrente viralizou em espanhol), site Diario Móvil, da cidade de San Juan, na Argentina, desmentiu o boato sobre o menino. Na ocasião, foi perguntado ao colégio citado se havia alguma criança com esse nome e nesta situação. A resposta foi não.

Resumindo: a história que aponta que um menino chamado Benjamín López está com câncer nos ossos e pedindo orações é falsa. Trata-se de uma corrente que já foi desmentida em 2018 e, mesmo assim, continua circulando com toda a força e em diversos idiomas na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso