Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Bebedouro tem sistema que retorna 35% da água desperdiçada para ser bebida de novo #boato

Bebedouro tem sistema que retorna 35% da água desperdiçada para ser bebida de novo #boato

Boato – O sistema do bebedouro reutiliza 35% da água desperdiçada durante o uso e a retorna para ser bebida novamente

Fim da aula de educação física, toda a turma morrendo de sede e você e seus colegas correm para o vestiário. O motivo? Tentar chegar primeiro na fila do bebedouro. Ser o primeiro significava, muitas vezes, água gelada e saciar a sede mais rápido.

E quem nunca levou bronca ou um chamado de atenção sobre o desperdício de água no bebedouro? E você sabe para onde vai toda aquela água que sai do bebedouro, mas que você não bebe? Pois bem, algumas pessoas andam dizendo que ela é reaproveitada para consumo humano.

Segundo postagens que estão circulando nas redes sociais, o bebedouro possui um sistema que reaproveita 35% da água desperdiçada. Ainda de acordo com as postagens, essa água volta para o fluxo da água para ser bebida de novo. Confira:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Você sabia? Dentro do bebedouro existe um sistema de retorno de água para evitar desperdícios, 35% da água que você não toma, retorna ao fluxo e volta para sua boca

Bebedouro tem sistema que retorna 35% da água desperdiçada para ser bebida de novo?

Se ao ler essa hipótese você reagiu com um “eca”, seja bem-vindo ao clube. Se você já usou bebedouro, já deve ter reparado que algumas pessoas costumam lavar canecas e até cuspir no equipamento. Mas será mesmo que tudo isso retorna para bebermos novamente? A resposta é não. Se você quiser saber mais detalhes, continua lendo.

A história por si só é bem absurda (justamente pelo fato mencionado acima). O texto também não colabora muito. Ele apresenta 3 das 5 regras para identificar textos com características de boatos: vago, alarmista e não cita fontes.

E tem mais! Ao buscar informações sobre o funcionamento de um bebedouro, descobrimos que ele não é muito diferente do de uma torneira. Ele recebe água encanada (se você reparar na imagem, pode ver que existe um registro atrás do bebedouro), filtra e devolve a água para o esgoto.

Se você ainda ficou com dúvida sobre o funcionamento de um bebedouro, encontramos dois vídeos que podem ilustrar esse trabalho. Confira:

Como o sistema do bebedouro causa um desperdício de água (grande), muitas pessoas já começaram a pensar em como melhorar isso. A partir disso, iniciativas foram criadas para tentar reutilizar a água não utilizada. No Ceará, estudantes criaram um sistema de reutilização para a água ser usada na irrigação, construção civil e lavagem de ambientes. Já no interior de São Paulo, alunos construíram um sistema que reaproveita a água para utilização na limpeza da escola e para regar as plantas.

Vale ressaltar que nenhum dos projetos pensa na reutilização da água para consumo. Ou seja, se a água realmente retornasse para o fluxo do bebedouro (o que é absurdo), não existiriam projetos pensando no reúso da água desperdiçada.

Sendo assim, a história não passa de balela. O bebedouro não possui um sistema que reaproveita 35% da água desperdiçada e a coloca novamente para as pessoas consumirem. Portanto, foco no consumo consciente e evite o desperdício. Apesar de iniciativas que visam a reutilização dessa água, muita coisa ainda é desperdiçada. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.