Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > BB informa por SMS sobre agendamento de saque e bloqueio do cartão #boato

BB informa por SMS sobre agendamento de saque e bloqueio do cartão #boato

Boato – Banco do Brasil (BB) envia SMS sobre agendamento de saque e bloqueio do cartão. A mensagem indica um link para concluir a transação.

E lá vamos nós… Mais uma vez estamos aqui para falar sobre golpes na internet. Não foram poucas as vezes que o Boatos.org falou sobre esse tema. Nos últimos dias, diversos clientes do Banco do Brasil têm recebido um SMS informando sobre o suposto bloqueio do seu cartão e senhas ou agendamento de saque. A mensagem indica um link para concluir a transação. Confira na íntegra:

BB Informa: Prezado cliente, evite o bloqueio imediato do seu cartao e senhas, acesse: www.agenda-bb.info/bb ou procure sua agencia, conta pendente.

BB Informa: Agendamento de saque sem cartão em sua conta, R$ 550,00 local SP-1290 correios para o dia 14/03/2017, acesse: www.agenda-bb.info/bb para cancelar.

BB informa por SMS sobre agendamento de saque e bloqueio do cartão?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Como já mencionamos anteriormente, sempre é bom estar atento a novas tentativas de golpes. E se você, correntista ou não, recebeu essa mensagem saiba que ela é falsa. Sem mais delongas, vamos aos fatos.

Uma olhada criteriosa na mensagem já levanta algumas dúvidas. Afinal, o banco não enviaria um comunicado com um link diferente do site oficial ou com o uso de encurtadores de links. Esse tipo de tática é “clássica” em golpes na internet. Lembra das histórias dos sorteios das companhias aéreas ou de brindes grátis? E desta vez, não é apenas o seu número de telefone que será usado e sim seus dados bancários. O resultado você deve imaginar qual é. 

A mensagem se trata de mais uma tentativa de golpistas e cibercriminosos de aplicar golpes do tipo phishing – técnica de fraude utilizada para revelar informações pessoais, senhas e números de contas, por meio de e-mails, mensagens e websites falsos.

Se você receber, não clique no endereço. Pois, a página pede a inserção de dados pessoais e senhas. Ao preencher os dados. você pode dar acesso a suas informações de segurança a criminosos.  

Além disso, o Banco do Brasil se pronunciou sobre o caso. Ao ser questionado por usuários em sua rede social, o banco informou que utiliza apenas seus canais oficiais. Confira:

Se você não preencheu seus dados, tudo bem. Lembro que o BB envia SMS somente pelo telefone 4004-0001. Caso não tenha sido originada deste número, por favor, desconsidere a mensagem recebida e, se possível, envie uma cópia da tela para o e-mail [email protected] para que possamos analisar. Fico à disposição.

Com isso, podemos chegar a conclusão que o BB não enviou SMS sobre agendamento de saque e bloqueio do cartão. Portanto, desconfie de qualquer mensagem que deve ser respondida com seu dados.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.