Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Barragem de Taubaté (Usina do Ribeirão Grande) estourou e causou alagamentos da Via Dutra #boato

Barragem de Taubaté (Usina do Ribeirão Grande) estourou e causou alagamentos da Via Dutra #boato

Barragem de Taubaté (Usina do Ribeirão Grande) estourou e causou alagamentos da Via Dutra, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Alagamentos na Via Dutra na altura de Taubaté foram causados por estouro da barragem da Usina do Ribeirão Grande.

Nos últimos dias, a questão das chuvas, principalmente no Litoral Norte de São Paulo, causou comoção e alerta em todo o Brasil. Neste sentido, vídeos atribuídos a mais uma catástrofe estão circulando com força em redes sociais.

Nas imagens, carros estão ilhados no meio de um alagamento de grandes proporções na Via Dutra (rodovia que corta São Paulo e Rio de Janeiro). Junto aos vídeos, é dito que alagamento foi causado pelo estouro da Barragem de Taubaté (chamada em algumas versões de Usina do Ribeirão Grande). Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: Antenção Dutra em Taubaté Estourou barragem ….. Usina do Ribeirão Grande Versão 2: Acabei de receber: Alguém sabe da veracidade do local e do fato?!? Estourou barragem em Taubaté na Usina do Ribeirão Grande gente  Acabou de romper em Taubate, atingindo a Via Dutra!! Versão 3: MUITA ÁGUA “Estourou barragem em Taubaté, SP., Usina do Ribeirão Grande  acabou de romper Dutra está totalmente alagada. Rede whatsapp Versão 4: INFORMATIVO 23 DE FEVEREIRO 2023 Barragem em Taubaté Usina do Ribeirão Grande se rompeu.

Barragem de Taubaté (Usina do Ribeirão Grande) estourou e causou alagamentos da Via Dutra?

As imagens são, de fato, impressionantes e chamam atenção. Ao analisar o conteúdo, descobrimos que, de fato, a região de Taubaté sofreu com alagamentos. Entretanto, isso não tem nada a ver com estouro das barragens.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Relatos de carros ilhados na Dutra na altura da cidade paulista viraram notícia em diversos veículos de mídia. O UOL relatou que um alagamento destruiu carros e interditou a Via Dutra após fortes chuvas. O Diário Imparcial, que cobre notícias da região do Vale do Paraíba, relatou que as chuvas também causaram transtorno na cidade de Taubaté.

A própria Defesa Civil de Taubaté alertou que os alagamentos foram causados por uma chuva de 70mm e que atingiu diversos bairros. Porém, não há qualquer relato de que a Usina de Ribeirão Grande (que nem fica em Taubaté) tenha se rompido.

Como falamos, a usina citada (que, na realidade, fica em Pindamonhangaba) não teve qualquer estouro. Uma imagem, aliás, atribuída ao estouro foi desmentida pelo Agora Vale, jornal local. Taubaté não tem barragens.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que uma barragem em Taubaté se rompeu. Os alagamentos na Dutra foram causados por fortes chuvas na região do Vale do Paraíba e, para completar, a cidade citada não tem barragens.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: