Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Bandidos roubam bagageiro de ônibus em movimento no Rio de Janeiro #boato

Bandidos roubam bagageiro de ônibus em movimento no Rio de Janeiro #boato

Boato – Bandidos desafiam tropas do Exército e assaltam bagageiro de um ônibus em movimento no Rio de Janeiro. Vídeo mostra ação dos ladrões.

Já não é de hoje que a violência no Rio de Janeiro tem dado o que falar. Em 2016, o governador em exercício, Francisco Dornelles, decretou estado de calamidade pública no estado. A situação continuou tão caótica que o governo federal decretou uma intervenção na Segurança Pública do RJ e colocou tropas do Exército nas ruas da capital. Mas parece que nem isso foi suficiente para impedir ações ousadas por parte dos bandidos.

Segundo uma publicação que está circulando nas redes sociais, bandidos foram vistos assaltando o bagageiro de um ônibus em movimento no Rio de Janeiro. A postagem alerta para que os turistas viagem apenas com pouca bagagem e carreguem dentro do ônibus. “Quando for para o Rio de Janeiro de ônibus, leve pouca bagagem e carregue consigo dentro do ônibus, pois olha só o que está acontecendo por lá. Repassando”, diz a mensagem.

Bandidos roubam bagageiro de ônibus em movimento no Rio de Janeiro?

Muita gente está assustada com a situação. Mas será mesmo que os bandidos estão desafiando as tropas do Exército que estão na rua e assaltando o bagageiro de ônibus em movimento? A resposta é não! Se você quiser mais detalhes, então continua lendo.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Para começo de história, o texto apresenta as principais características de boato: é vago (não diz quando e nem em qual local do Rio de Janeiro o roubo ocorreu), é alarmista, tem erros de português e não cita fontes confiáveis (na verdade, não cita nenhum tipo de fonte).

Além disso, buscamos por mais informações sobre o ocorrido e não encontramos nenhuma reportagem ou notícia sobre o fato. Convenhamos que se essa história realmente fosse verdadeira, com certeza estaria estampando as manchetes dos jornais (ou seria repetidamente veiculada por programas de televisão sensacionalistas).

Quando procuramos sobre a marca Flix (que aparece no ônibus durante as imagens), descobrimos outro ponto bem interessante: se trata de uma empresa que realiza tours nos Estados Unidos e na Europa. Ou seja, nada de Rio de Janeiro. Ao buscar pelas imagens, também descobrimos que o vídeo, na realidade, foi gravado na cidade de Grenoble, na França, após a vitória da seleção francesa na Copa do Mundo.  Nesse dia, o país viveu um verdadeiro quebra-quebra.

Vale ressaltar também que, na época, o mesmo vídeo foi usado com outra história. Da primeira vez, as publicações falavam imigrantes muçulmanos estavam assaltando turistas na França. A história, que visava atacar os imigrantes muçulmanos, também é falsa.

Em resumo: a história que diz que bandidos estão assaltando ônibus em movimento em Rio da Janeiro é falsa. O vídeo, na verdade, não mostra o Rio de Janeiro, mas sim Grenoble, uma cidade da França, após a Copa do Mundo. Ou seja, é #boato. Não acredite.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.