Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Bandeira vermelha em órgão público de Barcarena, Pará, não é bandeira do Brasil comunista

Bandeira vermelha em órgão público de Barcarena, Pará, não é bandeira do Brasil comunista

Bandeira do Brasil foi pintada de vermelho em Barcarena, no Pará, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Um órgão público em Barcarena, no Pará, resolveu hastear uma bandeira do Brasil da cor vermelha.

  Análise

Um vídeo de um homem indignado está viralizando na internet, principalmente entre “patriotas”. De acordo com o conteúdo que denunciado, um órgão público estadual em Barcarena (no Pará) teria adotado o comunismo.

O motivo seria a bandeira hasteada no local, que seria uma bandeira do Brasil “comunista” por estar com a cor vermelha. “URGENTE!!! BANDEIRA DO BRASIL COM CORES VERMELHA É HASTIADA EM ORGÃO ESTADUAL NO PARÁ”, diz a legenda do conteúdo.

Outra mensagem aponta o seguinte: ” NOSSA BANDEIRA JAMAIS SERÁ VERMELHA” Em Barcarena/PA, não é bem assim… Literalmente o Brasil é um país sem lei, se fosse nos USA, com certeza seria cadeia na hora. Detalhe em um órgão público. Mais grave ainda!!!”. Leia a transcrição e assista ao vídeo:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Minha tropa me explica isso aqui, me explica isso daqui. A coisa que eu lá no ciretran embarca arena no Pará, olha só isso aqui, o órgão público, acho que uma bandeira com essas cores. Aqui colocaram o vermelho na bandeira nacional, né, tropa, na nossa bandeira brasileira, EU quero perguntar pros senadores, os deputados,não vou nem perguntar pros deputados, senadores de esquerda, EU tô perguntando pra você aí, que é da direita, que é do Pará.

E nem você que não seja do Pará, você que seja deputado federal, você que seja senador da república. Isso aqui pode, isso aqui pode. Vão deixar ser implantado no Brasil comunismo, apesar que eu acho que já está o que eles querem? Uma brecha. Se ninguém falar nada sobre isso daqui, que tá acontecendo lá, daqui a pouco, minha tropa, não vai existir mais nenhum verde, amarelo, só o vermelho, sol, vermelho. Isso é uma vergonha. Isso, o diretor, o diretor da sinetran, eu respondo, tem que ser preso, preso, governador.

É o Elder barbário, né? Do Pará? É o Elder, né, governador, esquerdista, né? É esquerdista. Minha tropa, o certo é o certo. Isso aqui é errado, isso não existe. Isso é crime, é crime. Se ele quiser colocar na casa dele, se ele quiser colocar na varanda do apartamento dele, ele coloca agora em órgão público, não, órgão público não. Então eu peço, compartilha esse vídeo, marca o deputado estadual, Marco federal, marca senadores. Mas isso aqui tem que. Ser resolvido vai empurrando com a barriga.

Sabe o que que vai acontecer daqui a pouco? Você vai ser proibido de colocar sua bandeira oficial brasileira nos prédios público, nas suas casa, nas suas residência. É isso que eles querem. E digo mais, eles vão querer implantar o comunismo no Brasil antes de dois mil e vinte e seis. Abre o olho, povo brasileiro, abre o olho! Isso aqui é uma vergonha, isso é grave nos Estados Unidos. É cadeia. Isso aqui é cadeia. Curte, comenta e compartilha, tropa!

@vai.neymar.seu.cachorro♬ som original – 22

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que uma bandeira do Brasil vermelha ou comunista foi hasteada na cidade de Barcarena, no Pará? 2) O que explica a bandeira vermelha na cidade de Barcarena, no Pará? 3) Estamos diante da adoção do comunismo no Brasil?

É verdade que uma bandeira do Brasil vermelha ou comunista foi hasteada na cidade de Barcarena, no Pará?

Não é verdade. Para começar, a pessoa não apresenta nenhuma prova de que a bandeira em questão seja alguma alusão ao comunismo ou mesmo que seja uma bandeira do Brasil. Além disso, há uma explicação para o item estar com a cor vermelha.

O que explica a bandeira vermelha na cidade de Barcarena, no Pará?

O que o gênio do vídeo não percebeu é que a bandeira que estava pendurada é, na realidade, do município de Barcarena. Este vídeo mostra o hasteamento da bandeira do município. A bandeira é verde, amarela, azul, vermelha e, ao centro, tem a imagem de uma usina com um “B” com engrenagens. É possível ver a bandeira no vídeo abaixo:

Estamos diante da adoção do comunismo no Brasil?

Ano passado, muitos dos manifestantes pró-Bolsonaro (que hoje estão respondendo a processos ou foram condenados por uma tentativa de golpe de estado) foram chamados de “patriotários”. É por causa deste tipo de conteúdo e teorias que acabam recebendo esta alcunha.  Logicamente, não estamos diante da implantação do comunismo no Brasil. Com Lula ou com Bolsonaro, o Brasil é um país capitalista.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que uma bandeira do Brasil vermelha foi hasteada no município de Barcarena, no Pará. A bandeira em questão é do município e nada tem a ver com comunismo ou implantação comunista no Brasil.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)