Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Site Avaaz é porta-voz do PT no Brasil e financiado por George Soros #boato

Site Avaaz é porta-voz do PT no Brasil e financiado por George Soros #boato

Boato – Site Avaaz recebe doações milionárias de George Soros e é coordenado por um petista que só quer fazer campanha para o PT no Brasil.

Durante o ano todo, muitos veículos de comunicação são “acusados” de defenderem partido X ou Y (inclusive o Boatos.org), por conta de conteúdos veiculados em suas publicações. E se isso já é algo rotineiro durante anos “comuns”, em ano de eleição a coisa é pior.

Porém, nos últimos dias parece que a coisa se estendeu para sites “não-jornalísticos”. Segundo publicações nas redes sociais, dessa vez, o site Avaaz (que compila abaixo-assinados) estaria fazendo campanha para o PT no Brasil e seria o porta-voz no partido no país.

Ainda de acordo com a publicação, o site também estaria recebendo doações milionárias do magnata dos negócios George Soros. A história ainda explica que o objetivo da Avaaz no Brasil é convencer brasileiros através de petições populares para bloquear ações governamentais do presidente eleito Jair Bolsonaro. Confira:

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

R E P A S S A N D O. Milhares de brasileiros estão recebendo convites de uma ONG, a Avaaz, para engajamento em causas lideradas por ela -Avaaz. Essa Ong tem sede em Nova Iorque, EUA. Tem realizado várias ações comunitárias no mundo, sempre com recurso da internet através de petições públicas comunitárias. Essas ações lhe renderam credibilidade e grande aceitação no mundo.

Baseada na fama conquistada, está engajada em arregimentar milhares de brasileiros, podendo chegar aos milhões, em lutar contra o recurso que foi usado para eleger Bolsonaro, o WhatsApp. Esclarecendo: o proprietário (financiador) é a fundação de George Soros. O coordenador da Avaaz no Brasil é Pedro Abramovay, um petista de raiz que já foi assessor do senador Aloizio Mercadante (aquele da gravação!) e secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça durante o governo Lula.

O que eles solicitam na abordagem via e-mail ?Solicitam apoio ao contatado contra o presidente mais extremista eleito por fake news. Alerta, Avaaz é porta voz do PT no Brasil, arregimentando brasileiros para, através de petição popular, bloquear ações governamentais do presidente eleito.

Site Avaaz é o porta-voz do PT no Brasil e financiado por George Soros?

Muita gente começou a espalhar a história de que George Soros patrocinava o site e que a Avaaz é um “porta-voz” do PT (com direito a representante petista). Mas será que a informação é real? A resposta é não e a explicação você confere a seguir.

Vamos lá! Para começo de história, a mensagem segue aquele velho roteiro de boatos online: é vaga (fala, fala, mas não apresenta nenhuma prova concreta sobre o que diz), é alarmista e não cita fontes confiáveis (não cita fonte alguma, na verdade).

Ao buscar sobre a origem da história, descobrimos que ela “nasceu” há muito tempo em um blog daqueles que publicam opiniões e/ou fake news. Ou seja, a fonte não é das mais confiáveis. Não achamos nada em fontes confiáveis que ligue a Avaaz a Soros e ao PT. Em busca de mais esclarecimentos, a equipe do Boatos.org entrevistou a equipe do Avaaz, que explicou como funciona a dinâmica do site e esclareceu as “acusações”.

Em relação às doações milionárias e ao patrocínio de George Soros, a Avaaz explicou que não permite que nenhum usuário faça doações acima de 5.000 euros, o que significa que nenhuma pessoa possa ter uma influência multimilionária sobre alguma causa. Além disso, todo o relatório de despesas do site é auditado (e não há nada sobre Soros nele).

Além disso, o site aponta que não recebe “capital corporativo, governamental, fundacional e de grandes doadores há quase 10 anos” (as doações só podem ser feitas por pessoas físicas) e é “100% financiado por pequenas doações on-line”. A equipe acredita que o boato tenha surgido após uma doação, há 11 anos, de uma fundação financiada por Soros (antes da limitação de “grandes doadores”).

Já sobre Pedro Abramovay ser o coordenador da Avaaz no Brasil, a informação não é verdadeira. Ele foi integrante do site, mas já não faz mais parte do quadro de funcionários há mais de 5 anos. E tem mais: Pedro foi contratado como diretor de campanhas e não como representante de nenhum partido político.

Por fim, a questão do conteúdo. Todas as campanhas, antes de serem lançadas, passam pela votação dos membros da comunidade, que decidem quais serão promovidas ou não. Ao pesquisar no site, é possível ver campanhas de cunho de esquerda, direita e até não-políticas (na realidade, a maioria delas).

Em resumo: a história que diz que o site Avaaz é o porta-voz do PT no Brasil e que é financiado por George Soros é falsa. A informação surgiu “do nada” e o site não recebe doações de empresas há 10 anos e tem suas contas auditadas (e disponíveis para consulta online). Ou seja, pura balela. Não compartilhe.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.