Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Assaltantes de banco em Criciúma usam máscaras de palhaço e posam com dinheiro e armas #boato

Assaltantes de banco em Criciúma usam máscaras de palhaço e posam com dinheiro e armas #boato

Assaltantes de banco em Criciúma usam máscaras de palhaço e posam com dinheiro e armas, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em vídeos, assaltantes de banco em Criciúma (SC) aparecem usando máscaras de palhaço e posando com dinheiro e armas. 

No dia 1º de dezembro de 2020, os moradores do município de Criciúma (SC) viveram momentos de terror. Isso porque, na madrugada do dia 1º, uma quadrilha de cerca de 30 pessoas assaltou um banco no centro da cidade, além de promover um verdadeiro espetáculo de horror.

Até o momento, a polícia já conseguiu prender 11 pessoas suspeitas de envolvimento no crime e segue em busca dos outros participantes do assalto. O caso, é claro, mobilizou a internet e as fake news começaram a pipocar nas redes sociais. Exemplo disso é a história de hoje.

De acordo com uma publicação que está circulando na internet, os assaltantes do banco, em Criciúma (SC), teriam gravado dois vídeos usando máscaras de palhaço e posando com dinheiro e armas. Segundo um dos vídeos que acompanha o post, um homem aparece dirigindo um carro, enquanto outros dois homens, sentados na parte de trás do veículo, aparecem segurando armas e mostrando o restante do armamento guardada no carro. Todos usam máscaras de palhaço e um deles usa capacete. Já no outro vídeo, é possível ver uma moto e um saco cheio de dinheiro em cima do veículo. Nas imagens, também é possível ver uma pessoa usando uma máscara de palhaço e jogando parte do dinheiro no chão. Confira:

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Versão 1: “Vídeo que circular nas redes sociais. SE LOKO JOÃO, SERÁ MSM  QUE SÃO OS ASSALTANTES LÁ DE CRICIÚMA E CAMETÁ…Fica nossas dívidas????”. Versão 2: “Vídeo 1 dos assaltantes de Criciúma.. Vejam também o texto que postaram e o segundo vídeo”. Versão 3: “Vídeo 2 dos assaltantes de Criciúma.. Vejam também o texto que postaram e o primeiro vídeo. Dá ódio”. 

Assaltantes de banco em Criciúma usam máscaras de palhaço e posam com dinheiro e armas?

A publicação fez grande sucesso nas redes sociais, em especial, no Facebook e no WhatsApp. Apesar do enorme engajamento, não é verdade que os homens maquiados como palhaços tenham alguma relação com o assalto em Criciúma.

De cara, a mensagem já nos deixa desconfiados. Ao ler a publicação, é possível perceber que ela apresenta diversas características de fake news na internet. Ela é vaga, alarmista, possui erros de português e não cita fontes confiáveis que comprovem a relação entre os homens dos vídeos e os assaltantes.

E bastou uma simples busca pelos vídeos usados nas publicações para descobrirmos que as imagens não têm nada a ver com o assalto em Criciúma (SC). O vídeo que mostra uma pessoa com máscara de palhaço derrubando o dinheiro que está em cima de uma moto circula na internet, no mínimo, desde 2017. Se isso não bastasse, o mesmo vídeo já foi usado em outras fake news. Em 2017, o vídeo chegou a ser associado a um assalto a carro forte entre os municípios de Videira (SC) e Fraiburgo (SC).

Já o vídeo que mostra três homens com máscaras de palhaço, dentro de um carro, segurando armas sequer foi gravado no Brasil. As imagens, na verdade, mostram possíveis integrantes de uma gangue, o Cartel Jalisco Nueva Generación (CJNG), do México. De acordo com a mídia local, os homens faziam o patrulhamento das ruas no município de Camargo, no estado de Tamaulipas. No vídeo original, inclusive, é possível ver que um dos homens que está no carro usa um chapéu com a frase “Viva México”. Além disso, a música que originalmente toca no veículo é o rap narcocorrido “Aquilesorganigrama” (também conhecido como “La Rana”), do grupo Poder 360.

Por fim, buscamos por notícias sobre o assalto em Criciúma (SC) e não encontramos nenhuma informação sobre os assaltantes estarem usando máscaras. Muito menos de palhaço.

Em resumo: a história que diz que assaltantes do banco de Criciúma (SC) gravaram vídeos posando com armas e dinheiro é falsa! Ao buscar pela origem das imagens, descobrimos que um dos vídeos circula na internet há, pelo menos, três anos (desde 2017). Já o outro, que mostra três homens em um carro, sequer foi gravado no Brasil. As imagens foram feitas em 2019 e são do México. Por fim, nenhuma notícia sobre o assalto em Criciúma indicou que os assaltantes estariam usando máscaras (muito menos de palhaço).

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

– Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
– Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
– Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
– Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
– Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2XrGSBD
– Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK