Houve arrastão em Bangu (RJ) e saques nos supermercados Guanabara e Assaí #boato

Boato – Imagens mostram arrastão em Bangu, na Zona Oeste do Rio. Já saquearam o Assaí Atacadista, o Inter e o Supermercado Guanabara. Áudio denuncia tudo. 

Parece estranho, mas já faz algum tempo que não aparecem boatos sobre a violência no Rio de Janeiro. Desde as polêmicas e a enxurrada de boatos envolvendo a intervenção federal na segurança pública do estado carioca, não foram poucas as vezes em que, nós, do Boatos.org, falamos sobre esse tema.

Mas, se depender das “mentes brilhantes” da internet, será por pouco tempo. Isso porque circula no Facebook e WhatsApp a informação de que o Assaí Atacadista e o Supermercado Guanabara foram saqueados em Bangu, Zona Oeste do Rio. O áudio aponta que “saquearam o Assaí, saquearam o Guanabara e o Inter” e que o “pessoal tava entrando no shopping”. Junto ao áudio, circulam também imagens do arrastão. Leia o que diz o áudio e a publicação:

Áudio: Gente. Eu tô aqui em Bangu. Tá uma correria. Tá um arrastão. Pessoal entrou dentro do mercado do Assaí. Fizeram um arrastão, tão saqueando tudo. Saquearam o Assaí, saquearam o Guanabara, o Inter. Pessoal tava entrando no shopping. Tava uma correria. Não vem pra Bangu. Mandaram compartilhar nos grupos. Quem puder, compartilha. Não vem pra Bangu. Texto: Arrastão geral em Bangu (Zona Oeste do RJ), supermercados Açaí e Guanabara nas fotos. Está perigosa a área.

Fotos mostram arrastão em Bangu (RJ) e saques nos supermercados Guanabara e Assaí?

As imagens provam os arrastões, certo? Na verdade, não. Se você foi uma das muitas pessoas que, não só acreditou, mas compartilhou a informação, saiba que está errado. A notícia é falsa. Vamos aos fatos.

Tanto o áudio quanto a postagem, por si só, já apresenta um tom alarmista, cheios de informações vagas, sem datas e fontes confiáveis, além de pedidos de compartilhamento e erros de português (o texto cita “Açaí”, ao invés de Assaí. Já o áudio fala em “Assái”). Mas não é só isso: ao pesquisarmos sobre o assunto, não encontramos nenhuma ocorrência sobre o arrastão. Aliás, até as páginas locais que tratam de criminalidade no estado desmentiram a informação.

Pois bem, de fato, as imagens são reais. Mas, ao contrário do que se imagina, não tem nada a ver com o Rio de Janeiro. Algumas delas, foram registradas na Argentina, em 2013, durante uma greve policial. Na ocasião, um centro de distribuição em San Miguel de Tucuman foi saqueado, como mostra esse vídeo. A outra imagem é de um episódio ocorrido em 2014, na Bahia. Na época, quatro estabelecimentos foram arrombados e saqueados, em Salvador.

Resumindo: não teve arrastão e muito menos saques em supermercados de Bangu. Alguém aproveitou as imagens de outros episódios e as transformaram em mais um boato que circula na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Compartilhe este artigo:

3 comentários em “Houve arrastão em Bangu (RJ) e saques nos supermercados Guanabara e Assaí #boato

  • 30/05/2018 em 16:28
    Permalink

    Aqui em Praia Grande-SP houve vários arrastões em supermercado, Casas Bahia, Lojas Cem, Açougues, loja de roupas.

    Resposta
  • 28/05/2018 em 17:10
    Permalink

    Voces sao da Globo?
    É verdade sim , nao tem alimentos nesse mercados

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)