Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Arrastão na Avenida Radial Leste, em São Paulo, é flagrado em vídeo #boato

Arrastão na Avenida Radial Leste, em São Paulo, é flagrado em vídeo #boato

Boato – Internautas flagram, em vídeo, arrastão acontecendo na avenida Radial Leste, em São Paulo. A capital paulista está virando o Rio de Janeiro.

A violência urbana nas grandes cidades é assunto constante nas redes sociais. No Rio de Janeiro, há, inclusive, um aplicativo colaborativo que indica onde há tiroteios. É claro que, em meio a muitas denúncias reais, algumas histórias falsas e “mal-entendidos” circulam na web. Hoje, vamos falar de mais uma dessas histórias.

A última que circula online dá conta de um “flagra’ de arrastão na Avenida Radial Leste, uma das mais importantes da cidade de São Paulo. Um vídeo que mostra diversos carros parados na pista e com uma narração aflita é acompanhado das seguintes mensagens. Dá uma lida aí:

Versão 1: Arrastão na Radial Leste, sabado p.p. evitem esse lugar. sentido bairro Centro depois do metrô Belém antes do viaduto Bresser. Versão 2: Para quem costuma utilizar a Radial principalmente a noite vale a pena ter cuidado redobrado na região do viaduto Bresser…já recebemos diversos videos mostrando arrastões no local. A situação é total pânico e desespero com carros voltando na contra mão, subindo no Canteiro…cuidado!

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 3: Tome cuidado arrastão na radial leste próximo a Bresser se as autoridades não tomar qualquer atitude São Paulo poder se tornar um Rio De janeiro Versão 4: Arrastão ao modo do Rio de Janeiro já chegou em São Paulo ! Isso aconteceu ontem a noite, na Radial Leste, próximo da Bresser. Está acontecendo direto. IMAGENS DE INTERNAUTA

Arrastão na Avenida Radial Leste, em São Paulo, é flagrado em vídeo?

É claro que as imagens assustam. Mas será mesmo que o que foi flagrado foi um arrastão na Avenida Radial Leste, em São Paulo? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

De fato, essa história enganou muita gente. A partir das imagens na internet (que são reais e da Avenida Radial Leste), um telejornal relatou o tal arrastão. Uma rádio também comentou o caso. Só há um detalhe: o policial que estava na ocorrência desmentiu que tenha sido um arrastão.

Em postagem no Facebook, o Major Castropil (45º Batalhão da Polícia Militar de São Paulo), explicou que não se tratava de um arrastão e sim uma manifestação de moradores de um local chamado Favela do Cimento. De acordo com a mensagem, motoristas se exaltaram, mas não houve roubos. Leia:

No sábado passado houve uma intervenção da Policia Militar na comunidade conhecida como “Favela do Cimento” (próxima ao Viaduto Bresser), que fica na área do meu Batalhão, por esse motivo os moradores da comunidade tentaram fechar a Radial Leste, que foi prontamente liberada pela PM. Infelizmente os motoristas se assustaram e fizeram retorno sentido centro-bairro da maneira como puderam. Não existe e nem nunca existiu nenhum arrastão no local, colabore com o trabalho da Policia Militar, por favor, não proliferem boatos. Contem sempre com a Policia Militar. Video gravado por uma moradora das imediações. Major PM Castropil – Sub Comandante do 45 BPM/M.

Resumindo: as imagens que circulam na internet são reais, mas não são de um arrastão da Avenida Radial Leste. Trata-se de um protesto por causa de uma ação de reintegração que assustou motoristas em São Paulo. Tudo que não for publicado nesta linha é boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.