Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Analista-chefe da XP Investimentos divulga áudio entre a equipe que vaza na web #boato

Analista-chefe da XP Investimentos divulga áudio entre a equipe que vaza na web #boato

Analista-chefe da XP Investimentos divulgou áudio entre a equipe que vazou na web, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Analista-chefe da XP Investimentos divulga áudio (vídeo) entre a equipe. Conteúdo vazou, viralizou e vale a pena compartilhar.

Existem algumas mensagens falsas que chegam a virar “meme” no WhatsApp. Em alguns casos (como no caso do bebê que ganha por compartilhamentos no WhatsApp), a foto muda, o vídeo muda, mas a mensagem continua viralizando. Hoje, vamos falar de um caso parecido e que cita a XP Investimentos.

Tem circulado na internet a seguinte frase: “Analista chefe da XP Investimento, áudio (vídeo) divulgado entre a equipe. Vale a pena escutar”. Vimos, três arquivos da suposta “declaração bombástica”.

Um deles (encontrado no Youtube) é de um homem falando que o Brasil tem tudo para crescer. Na versão que acessamos, há imagens da bandeira do Brasil de fundo e um tom que “o futuro será incrível”. O segundo vídeo é de uma palestra onde o suposto “analista-chefe” fala sobre o potencial de países emergentes. O terceiro é de uma mulher fazendo fortes questionamentos ao ex-ministro Paulo Bernardo durante CPI do BNDES. A mensagem é complementada com o seguinte trecho:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Vejam como funcionava a farra com o dinheiro dos brasileiros. Enquanto os empresários Brasileiros ficavam sem recursos para investir e explodia o desemprego, a quadrilha petista comunista empresta na surdina para os países de ditadores amiguinhos. Ainda hoje, não há dinheiro para o pequeno empresário através do BNDS. Se o empresário precisar terá que pagar juros extorsivos e ainda alienar algum bem. Provavelmente, para pagar o rombo feito por estes criminosos. Mas para as falcatruas petista não precisa nada. Nem o compromisso de que seria pago. Bastava ser corruptos ou comunistas como eles.

Analista-chefe da XP Investimentos divulgou áudio entre a equipe que vazou na web?

Os conteúdos geraram muitos questionamentos na internet. A prova disso está na quantidade de pessoas buscando no Boatos.org por “analista-chefe da XP Investimentos”. Por isso mesmo estamos aqui para dizer que nenhum dos três arquivos é do (da) analista-chefe da XP Investimentos. Vamos aos fatos.

Vamos, novamente, apontar para detalhes na mensagem. 1) Ela tem as principais características de boatos na internet: é vaga (sequer cita o nome da pessoa), alarmista, com erros de português (inclusive com o nome da empresa) e não cita fontes confiáveis. 2) A quantidade de versões já denota que há algo estranho.

Ao analisar os conteúdos, descobrimos que nenhum deles é do analista-chefe da XP Investimento. Vale dizer que, de acordo com o site da empresa, o analista-chefe da empresa é Karel Luketic. Isso já elimina a hipótese do terceiro conteúdo ser dele (visto que a pessoa das imagens é uma mulher).

Vale dizer que a terceira filmagem é da deputada federal Paula Belmonte (PPS-DF). Um “analista de investimentos” sequer poderia fazer um questionamento como aquele em uma CPI visto que o espaço de fala é reservado a parlamentares.

Os outros vídeos também não são de Luketic. Não identificamos o autor do áudio “patriótico”, mas é possível ver que a voz é diferente (é só comparar o vídeo em questão com esse vídeo do analista-chefe da XP). O vídeo que resta é, na realidade, do economista Ricardo Amorim. Compare só a pessoa do vídeo com o economista.

Resumindo: a história que aponta que o analista-chefe (ou “a”, em um dos casos) gravou um vídeo (ou um áudio) entre a equipe que viralizou não procede. As imagens são de outras situações e a história é só mais um boato que circula online.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.