Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Ambev dá férias coletivas e para fabricação de cerveja por causa do novo coronavírus #boato

Ambev dá férias coletivas e para fabricação de cerveja por causa do novo coronavírus #boato

Ambev deu férias coletivas e parou a fabricação de cerveja por causa do novo coronavírus, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A cervejaria Ambev resolveu, por causa do novo coronavírus, dar férias coletivas para os funcionários e parar a produção e distribuição de cervejas, refrigerantes e energéticos por 15 dias.

A pandemia do novo coronavírus tem, no mínimo, dois impactos. O primeiro (e, sem dúvida, o mais grave) é relacionado à perda de vidas humanas. O segundo é econômico. Com o aumento de casos, cancelamento de viagens e eventos, empresas já sentem o impacto. E, de acordo com uma mensagem que está circulando por aí, uma delas é a Ambev.

De acordo com uma mensagem que está circulando na internet, a empresa teria decidido parar a produção e distribuição de cerveja, refrigerantes e energético por 15 dias e dar férias coletivas para todos os funcionários. O motivo seria o novo coronavírus e a mensagem está circulando por meio de um comunicado. Leia o texto que circula por aí:

NOTA OFICIAL 7569.3/2020 – AMBEV -Em 16/03/2020 – A Cervejaria Ambev informa aos seus clientes, bares e restaurantes que após a determinação de fechamento dos estabelecimentos comerciais, shoppings e casas de show, esta empresa determinou a suspensão da sua produção por 15 (quinze) dias. Todas as atividades de fabricação, importação e distribuição de cervejas, refrigerantes energéticos e outros, estará suspensa até que tudo se normalize.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

A empresa entende que não seria crível expor seus funcionários e colaboradores à pandemia do COVID-19, uma vez que sua produção não teria escoamento suficiente, motivo pelo qual determina o início das férias coletivas de todos os funcionários do seu pátio industrial a partir de 18/03/2020 , pelo perídio de 20 dias. AMBEV/RJ.

Ambev deu férias coletivas e parou a fabricação de cerveja por causa do novo coronavírus?

Muita gente ficou impactada com a informação (não sabemos se por causas econômicas ou, por assim dizer, etílicas). Mas de uma coisa sabemos: a mensagem em questão é falsa. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Quando nos deparamos com o texto, ficamos desconfiados. Apesar de começar com “nota oficial”, a mensagem tem alguns erros de ortografia e linguagem que não condiz com esse tipo de documento. Além disso, o texto tem outras características de boatos como ser alarmista e não citar fontes confiáveis.

Com essas desconfianças, resolvemos buscar pela tal “nota oficial” da Ambev. Como era de se esperar, nada encontramos a respeito da paralisação da produção. Foi aí que entramos em contato com a empresa. Por meio da assessoria de empresa, a “nota oficial” foi classificada como “fake news”.

Resumindo: a história que aponta que a Ambev vai parar a produção e distribuição de cervejas, refrigerantes e energéticos é falsa. Não passa de mais um boato relacionado ao novo coronavírus que circula na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Confira a lista de todas as fake news sobre o novo coronavírus

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/3dgULXN