Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Vídeo que mostra pessoas fumando maconha com vaporizador gigante não foi gravado na UFPA

Vídeo que mostra pessoas fumando maconha com vaporizador gigante não foi gravado na UFPA

Alunos da Universidade Federal do Pará (UFPA) fumam maconha com um vaporizador gigante, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) foram flagrados fumando maconha com um vaporizador gigante.  

  Análise

Nos últimos dias, está circulando na internet um vídeo atribuído a estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA). Nas imagens, é colocada uma porção que parece ser de maconha em um vaporizador gigante. Depois disso, as pessoas jogam a fumaça em quem passa.

Junto ao vídeo, está circulando mensagens que apontaram que as imagens teriam sido feitas na Universidade Federal do Pará e que seria resultado do julgamento do STF que fala sobre a descriminalização da maconha. Leia a mensagem que está circulando online (não iremos colocar o vídeo aqui:

PARABÉNS! “MINISTROS ” ENQUANTO ISSO, NA Universidade Federal do Pará, OS ALUNOS SE | DIVERTEM. LIBEROU GERAL, AGORA QUE O BRASIL VAI FICAR* NAS MÃOS DOS TRAFICANTES E ZUMBIS ATORMENTANDO A POPULAÇÃO. FAZ O LLLL

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Checagem

Na parte da checagem, vamos responder às seguintes questões: 1) O vídeo dos estudantes fumando maconha com um vaporizador gigante foi gravado na Universidade Federal do Pará? 2) De onde são as imagens dos estudantes fumando maconha com um vaporizador gigante? 3) A decisão do STF libera que estudantes realizem atos como este?

O vídeo dos estudantes fumando maconha com um vaporizador gigante foi gravado na Universidade Federal do Pará?

Não foi. Para começar, o vídeo em questão não tem como ter qualquer relação com o julgamento que ocorre no momento no STF. As imagens circulam há, no mínimo, dois anos na internet. Além disso, não consta em nenhuma fonte confiável que o vídeo seja da UFPA ou mesmo do Brasil. Aliás, há um elemento extra que elimina esta hipótese.

De onde são as imagens dos estudantes fumando maconha com um vaporizador gigante?

As pessoas do vídeo não falam português. Fora a música Daddy Cool, as pessoas do vídeo falam espanhol. Por mais que a fumaça seja forte, não há “brisa” que vai fazer as pessoas trocarem de idioma. Ou seja: o vídeo foi gravado em algum países de pessoas “hablantes”.

A decisão do STF libera que estudantes realizem atos como este?

Não necessariamente. Primeiro, porque a decisão, que visa aumentar o limite de gramas de maconha como de “uso pessoal” ainda não foi completamente determinada. Segundo, porque, na prática, o uso de drogas em alguns locais já não é mais tratado como crime há muito tempo. Para ser preso com maconha, na prática, só se a pessoa for preta e pobre (infelizmente). Não é o caso de estudantes universitários.

Conclusão

Boato sem comprovação 👎

Não há comprovação de que o vídeo que está circulando na Internet tenha sido gravado na UFPA. Pelo contrário, indícios (como o idioma) apontam que o vídeo não foi gravado no local ou mesmo no Brasil. Por fim, a decisão do STF não tem relação com o “liberou geral” das imagens.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm