Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Vídeo que está circulando na internet não é de aluno agredindo professor por causa de notas baixas em Nova Esperança

Vídeo que está circulando na internet não é de aluno agredindo professor por causa de notas baixas em Nova Esperança

Aluno agride professor por causa de nota baixa em Nova Esperança (PR), diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Um aluno e seus amigos espancaram o professor que lhe deu nota baixa em uma escola de Nova Esperança (PR).

Análise

Está circulando na internet um vídeo que mostra diversos jovens agredindo um homem na saída de uma escola. Junto ao vídeo está circulando, em alguns casos com comentários críticos sobre a educação no Brasil, mensagens que apontam que para uma “história daquelas”.

Os textos apontam que o vídeo é de um aluno que havia recebido notas baixas de seu professor e havia chamado amigos para o espancar. Leia algumas das mensagens que circulam online e veja o vídeo que viralizou por aí:

Versão 1: 🚨GRAVE: Aluno se revolta ao tirar nota baixa e com a ajuda de seus “amigos” agride covardemente o professor, na saída de uma escola localizada no município de Nova Esperança, no Paraná. Versão 2: Aluno agride professor que lhe deu nota baixa. “PÁTRIA EDUCADORA”

Vídeo: é falso que médico favorável a Ivermectina ganhou prêmio de Melhor Cientista do mundo

Versão 3:Cena lamentável, aluno agride professor que lhe deu nota baixa; VEJA VÍDEO Versão 4:BOM DIA , OLHA O CUMULO ALUNOS DE NOVA ESPERANÇA AGRIDE PROFESSOR POR TER TIRADO NOTA BAIXA ,[25/11 Em Nova Esperança(PR), professor é agredido por aluno que teve nota baixa… [25/11 : E viva essa geração de bandidos

Checagem

A partir daí, separamos três perguntas para te responder se essa história é verdadeira ou não: 1) O vídeo mostra um aluno que agrediu o professor por causa de notas baixas em Nova Esperança? 2) Qual é a história por trás do vídeo atribuído a um aluno e um professor? 3) As críticas à educação do Brasil são justas?

O vídeo mostra um aluno que agrediu o professor por causa de notas baixas?

Não mostra. Todo o contexto da história surgiu em um segundo momento após a viralização do vídeo que está circulando na internet. Não há nenhuma prova no vídeo de que a história por trás das imagens seja essa. Mais do que isso: a história inicial aponta para outro enredo.

Qual é a história por trás do vídeo atribuído a um aluno e um professor em Nova Esperança?

De fato, o caso ocorreu na cidade de Nova Esperança. Um veículo de mídia local chamado Jornal Noroeste foi um dos primeiros a apontar para o contexto real do caso. Na realidade, o homem agredido é um motorista de ônibus que tentou separar uma briga entre alunos do Colégio Estadual São Vicente de Paula.

Esta outra matéria, da RIC Notícias, aponta que a Secretaria Regional de Educação identificou os agressores como um homem de 16 e outro de 18 anos. Em nenhuma das fontes são apontados indícios de que professores participaram das brigas. 

As críticas à educação do Brasil são justas?

É uma questão relativa. Por um lado, uma briga em uma escola (mesmo que não envolva a história da fake news que circulou) denota um problema de segurança em algumas instituições de ensino. Por outro lado, não se trata apenas de uma questão de educação (ou pátria educadora). Neste caso, a questão abrange outros elementos sociais, de segurança e econômicos, além da educação.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que o vídeo que está circulando na internet mostre um aluno agredindo um professor porque tirou notas baixas na escola. De fato, o caso ocorreu em Nova Esperança. Porém, o homem foi agredido por jovens em outro contexto.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)