Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Não é verdade que Receita Federal esteja apreendendo aeronaves com doações para o Rio Grande do Sul

Não é verdade que Receita Federal esteja apreendendo aeronaves com doações para o Rio Grande do Sul

Aeronaves com doações para o Rio Grande do Sul foram apreendidas pela Receita Federal, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A Receita Federal apreendeu duas aeronaves que tinha doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

Análise

O que não tem faltado na internet são mensagens que tentam “vender” a teoria de que os resgates em meio às tragédias no Rio Grande do Sul estão ocorrendo sem a ajuda do poder público (só pelo povo).

Em meio a isso, está circulando na internet uma mensagem que aponta que a Receita Federal está, inclusive, atrapalhando. Uma denúncia de um influenciador aponta que a Receita Federal teria apreendido duas aeronaves com doações para o Rio Grande do Sul. “RECEITA FEDERAL APREENDENDO DOAÇÕES PARA O RS! MISERICÓRDIA! SENHOR!”, diz a mensagem que circula online. Leia trechos da transcrição:

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

infelizmente mais uma denúncia agora conta a Receita Federal duas aeronaves apreendidas estão vendo aqui ó roupa doação mostrei lá dentro o restaurante para vocês no vídeo anterior […]

Eles simplesmente tomararam eles estão tomando arrecadações estão se apropriando disso tão tão lucrando com as doações do Povo em cima do trabalho do Povo em cima da tragédia que aconteceu neste lugar o que estamos vendo aqui é a maior catástrofe tudo do nosso país e o pior o pior governo que já existiu […]

como eu disse duas aeronaves apreendidas pela Receita Federal doação no Brasil inteiro vindo já aeronaves particular apreendido são um absurdo isso é matar o nosso povo isso é matar até os voluntários […]

Checagem

O conteúdo se espalhou muito em redes sociais e chamou atenção. Por isso, vamos fazer a checagem do conteúdo respondendo a algumas questões: 1) A Receita Federal apreendeu duas aeronaves com doações no Rio Grande do Sul? 2) O que a Receita Federal tem a falar sobre o caso? 3) É só o povo que está realizando as ações nas enchentes do Rio Grande do Sul?

A Receita Federal apreendeu duas aeronaves com doações no Rio Grande do Sul?

Não é verdade. A acusação, para começar, foi feita de forma genérica. Não há qualquer comprovação ou relato em fonte confiável que aponte para a tal apreensão da Receita Federal. Sequer há reclamação dos donos das aeronaves (perder aeronave renderia uma boa reclamação). Além disso, a história segue uma tese já desmentida: de que doações estão sendo barradas por falta, por exemplo, de nota fiscal.

O que a Receita Federal tem a falar sobre o caso?

Assim como em outros casos, a Receita Federal também desmentiu a história. Por meio de nota oficial, o órgão apontou que não realizou qualquer tipo de apreensão de aeronaves e que as acusações são infundadas. Leia:

Importante esclarecimento da Receita Federal! A respeito de diversas notícias NÃO procedentes que circulam nas redes sociais, informando que a Receita Federal tem realizado retenções de doações às vítimas das enchentes no RS, esclarecemos que: São absolutamente infundadas e inverídicas tais afirmações;

Estamos destinando toneladas de mercadorias apreendidas para o Estado; Editamos normativo para facilitar doações internacionais, por meio da ação Receita Via Rápida; Aeronaves da Receita Federal estão no RS para ajudar a população atingida no apoio logístico e resgates às vítimas.;

É só o povo que está realizando as ações nas enchentes do Rio Grande do Sul?

Trata-se de uma teoria falsa que insiste em circular online. É fato que o trabalho de voluntários, de empresas e de organizações da sociedade civil têm sido de grande importância no contexto das tragédias das enchentes. Porém, é falso falar que o poder público não esteja fazendo nada ou, ainda, que esteja atrapalhando. Desinformação como a de hoje só tentam fortalecer este pensamento falso e de cunho político.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que a Receita Federal tenha apreendido duas aeronaves com doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A acusação carece de provas, foi desmentida pela própria Receita Federal e se baseia em outras teses já desmentidas.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).