Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > É falso que o açaí terá a venda proibida no Brasil em 2024

É falso que o açaí terá a venda proibida no Brasil em 2024

Açaí terá venda proibida no Brasil a partir de 2024, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – O g1 noticiou que o açaí terá a venda proibida no Brasil a partir do ano de 2024.

Análise

Está circulando, principalmente em redes sociais de vídeos como o TikTok e o Kwai, uma mensagem que algo que poderia, de fato, deixar algumas pessoas muito chateadas.

Sem dar muito destalhes, um suposto print do portal g1 aponta que o açaí (ou o creme feito a partir do fruto) passaria a ser proibido no Brasil a partir do ano de 2024. “Notícias principais NAO g1 Açaí irá ter vendas proibidas no Brasil apartir de 2024. Entenda”, diz o print da mensagem que circula online.

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

Checagem

O conteúdo, com certeza, deixaria muita gente chateada. Falamos “deixaria” porque o fato é que a história em questão é falsa. Para elucidar o caso, vamos resumir a nossa checagem nas três perguntas a seguir: 1) É verdade que o açaí vai ser proibido no Brasil em 2024? 2) É verdade que o g1 deu a notícia de que o açaí vai ser proibido em 2024 no Brasil? 3) Há algum lastro na realidade na história?

É verdade que o açaí vai ser proibido no Brasil em 2024?

Não é verdade. Este caso foi um fácil (em tempos de fake news muito camufladas) de elucidar. A primeira coisa foi agir com um pouco de lógica. Nos perguntamos o poderia fazer o açaí ser proibido no Brasil. De cara, pensamos em alguma descoberta que o fruto faria mal ou algum problema na cadeia de produção (como, por exemplo, na questão do caldo de cana e o mosquito barbeiro).

Se qualquer das hipóteses se concretizasse, logicamente, a história viraria notícia em diversos portais de notícias e haveria, inclusive, um comunicado oficial das autoridades (como, por exemplo, da Anvisa). Porém, nada consta em nenhum site de notícias tampouco em fontes oficiais.

É verdade que o g1 deu a notícia de que o açaí vai ser proibido em 2024 no Brasil?

Você já deve imaginar (dada a nossa explicação inicial) que não. Ao buscar por qualquer conteúdo com este título no g1, nada encontramos. Na realidade, o conteúdo brotou em redes sociais (com base em um print falso do portal de notícias da Globo. Ou seja: nada muito diferente de outras fake news.

Há algum lastro na realidade na história?

Não. É fato que, há muito tempo, houve algumas proibições pontuais para a venda do fruto (justamente para evitar a contaminação com a doença de chagas). Isso ocorreu em algumas cidades do Pará e pontos de venda. Porém, a (des)informação de que o açaí foi proibido (ou será proibido em 2024) é falsa e “brotou do nada”.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que a venda do açaí será proibida no Brasil em 2024. A mensagem que está circulando é falsa e se você é fã do consumo do fruto (ou do seu creme), pode ficar tranquilo. Está liberado e vai continuar liberado.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)