Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > 87 mil reprovaram na redação do Enem por usar pronome neutro #boato

87 mil reprovaram na redação do Enem por usar pronome neutro #boato

87 mil reprovaram na redação do Enem por usar pronome neutro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Ao todo, 87 mil estudantes reprovaram na redação do Enem por se utilizarem de pronome neutro (como “amigues”, ou “todes”).

Em meio a pandemia da Covid-19, o Enem 2020 foi um tanto esvaziado. Esse esvaziamento refletiu até nas fake news. E hoje vamos falar de uma das raras notícias falsas sobre o processo seletivo que surgiu na internet.

De acordo com publicações que circularam online, 87 mil estudantes reprovaram na redação do Enem por usar pronome neutro no texto dissertativo. Para quem não sabe, “pronome neutro” é um pronome que não é flexionado em termos de gênero. Ou melhor (ou pior, dependendo do ponto de vista), faz com que o gênero não seja identificado na sentença.

Por exemplo: em vez de escrever amigos ou amigas, a pessoa utiliza “amigues” ou “amig@s”. Em vez de todos ou todas, a pessoa se utiliza de “todes” ou “tod@s”. “87 mil reprovaram na redação do Enem por uso de pronome neutro”, apontam diversas mensagens (curtas e grossas).

87 mil reprovaram na redação do Enem por usar pronome neutro?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

A tese de que houve a tal reprovação em massa de estudantes (ou seriam estudantos e estudantas?) se espalhou em redes sociais como o Twitter e Facebook. Porém, a informação em questão não procede.

A mensagem, por si só, já nos deixa muito desconfiados em relação à veracidade da informação. Ela tem características de boatos online como ser vaga, alarmista e não citar fontes confiáveis. Não obstante, nada encontramos sobre a tal reprovação em massa de “todes amigues” ao buscar em fontes confiáveis.

Na realidade, o número de 87 mil, de acordo com o Inep é referente ao total de estudantes que zeraram a redação do Enem 2020. No comunicado oficial, o Inep apontou que as causas para a nota zero foram em ordem decrescente: redações em branco, fuga ao tema, cópia do texto motivador, texto insuficiente, não atendimento ao tipo textual, parte desconectada e outros motivos.

Os dois motivos que poderiam ter relação com o uso do pronome neutro seriam “não atendimento ao tipo textual” e “outros motivos”. Mesmo assim, não há nenhum comunicado oficial que aponte que a nota zero tenha relação com o uso de pronome neutros.

Vale apontar que erros gramaticais em redações do Enem não zera a nota do estudante. O desconto pode ocorrer na competência “Domínio da escrita formal da língua portuguesa”. Mas, mesmo com erros (se forem mínimos), ainda é possível não ter descontos de nota. Vai depender do avaliador.

Resumindo: a história que aponta que 87 mil estudantes zeraram a nota do Enem por se utilizarem de pronomes neutros na redação é falsa. Esse número é referente ao total de pessoas que tiraram nota zero na redação do exame.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3tP2fIR
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy
Marcações: