Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > 5 mascarados invadem e atiram em shopping de São Paulo #boato

5 mascarados invadem e atiram em shopping de São Paulo #boato

5 mascarados invadem e atiram em shopping de São Paulo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra momento exato em que 5 homens mascarados invadem shopping de São Paulo (SP) e atiram contra as pessoas

Os ataques em escolas infantis nas últimas semanas acenderam um sinal de alerta em relação à segurança em instituições de ensino e a forma como a sociedade tem lidado com determinados assuntos e situações.

E todos esses acontecimentos também têm gerado uma onda de conteúdos não só irresponsáveis, como também perigosos nas redes sociais, causando pânico e levando pessoas a atos extremos, como privarem seus filhos das escolas.

Exemplo disso é a história de hoje. De acordo com uma publicação que está sendo compartilhada nas redes sociais, 5 homens mascarados teriam invadido e atirado em um shopping de São Paulo (SP). Nas imagens que acompanham a publicação, é possível ver centenas de pessoas correndo e gritando, enquanto barulhos parecidos com tiros são ouvidos ao fundo. “5 mascarados ataca pessoas nun shopping em São Paulo hj. Fim dos tempos”, diz a mensagem.

5 mascarados invadem e atiram em shopping de São Paulo?

A informação viralizou rapidamente nas redes sociais, em especial, no YouTube e no WhatsApp, alimentada pela onda de medo criada após os ataques nas escolas infantis. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação para o caso está na origem do vídeo usado como prova.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A própria mensagem apresenta detalhes, no mínimo, suspeitos, como o caráter vago, alarmista e a falta de fontes confiáveis. Como já explicamos por aqui, essas são características recorrentes em fake news na internet. Se isso não bastasse, também não encontramos nenhuma notícia sobre o suposto incidente.

Por outro lado, ao procurar pelo vídeo, descobrimos que o vídeo não é de São Paulo (SP) e muito menos tem relação com tiros ou homens mascarados. Na realidade, o caso ocorreu no dia 7 de março de 2023, no Shopping Rio Anil, em São Luís (MA). Na oportunidade, um incêndio tomou conta do lugar e causou correria e pânico entre as pessoas. De acordo com as autoridades, 16 pessoas ficaram feridas, mas passam bem.

Em resumo: a história que diz que 5 homens mascarados invadiram um shopping em SP e atiraram contra as pessoas é falsa! O vídeo usado como prova não tem nada a ver com a suposta história. Na verdade, as imagens foram gravadas no Shopping Rio Anil, em São Luís (MA), no dia 7 de março de 2023. Na oportunidade, um incêndio tomou conta do shopping e assustou as pessoas. Como é possível ver, o vídeo usado como prova não tem nada a ver com homens mascarados e o barulho ouvido ao fundo é o som do fogo, não de tiros.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 9275-5610

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso