Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > 2% da arrecadação de veículos do Mercosul vão para Renac (Reconstrucción Nacional de Cuba) #boato

2% da arrecadação de veículos do Mercosul vão para Renac (Reconstrucción Nacional de Cuba) #boato

2% de toda arrecadação de veículos do Mercosul vão para Renac (Reconstrucción Nacional de Cuba), diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – A Renac (Reconstrucción Nacional de Cuba) recebe 2% de tudo que é arrecadado com placas de veículos do Mercosul.

Falamos agora há pouco que não tem faltado fake news que estão voltando a circular nos últimos dias. Agora, vamos falar de uma suposta denúncia que apareceu lá em 2018 e voltou a circular em 2022.

De acordo com uma mensagem que circula online, descobriram que 2% de tudo que é arrecadado com as placas do padrão Mercosul estão indo para Cuba. O dinheiro estaria indo mais exatamente para uma entidade chamada Renac, que seria “Reconstrucción Nacional de Cuba”. Leia a mensagem que circula online:

QUANTO MAIS MEXE MAIS FEDE Você sabia que 2% de toda arrecadação do veiculo do Mercosul será destinado para a Entidade Internacional do Mercosul a RENAC, você sabe o que é a RENAC ? Não sabe e sabe por que não sabe ? Por que tudo que os Comunistas fazem faz nas sombras e você VOTA e os apoia sem COBRAR ou QUESTIONAR. RENAC é Reconstrucción Nacional de Cuba.

2% de toda arrecadação de veículos do Mercosul vão para Renac (Reconstrucción Nacional de Cuba)?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Apesar de a história estar circulando agora em 2022, ela foi desmentida pelo Boatos.org lá em 2018. Como o desmentido da época vale para agora, relembre o que escrevemos a respeito do assunto:

Ao nos deparar com a mensagem, já ficamos com dois pés atrás. O primeiro ponto é a lógica da informação. Seguindo o raciocínio de redução ao absurdo (reductio ad absurdum), vamos fazer alguns questionamentos (já com a resposta para auxiliá-los). 1) Cuba faz parte do Mercosul? Não. 2) Todos os governos de países do Mercosul são de esquerda ou comunistas? Não. 3) Porque haveria o tal fundo para Cuba? Não vejo motivo.

Com base nisso, fomos analisar a mensagem. Como um bom boato, as duas versões apresentadas acima são vagas, alarmistas, com erros de português, não citam fontes confiáveis e têm pedido de compartilhamento. De quebra, uma das versões (a mãe) nasceu de um perfil no Facebook (de um intervencionista) que sempre publica fake news do tipo “dona Marisa está viva” ou “teremos intervenção militar”.

Ao buscar sobre o conteúdo em fontes confiáveis, nada encontramos. Não há um site de notícias ou órgão oficial que endosse a tal informação de fundo de placas que “vai para a reconstrução de Cuba”. Mais do que isso, ao buscarmos pela Renac, nada encontramos relacionado ao país.

Por fim, a cereja do bolo. A foto que mostra uma placa com o “Renac” foi fruto de uma montagem. Não há nenhuma referência ao órgão de Reconstrução Nacional de Cuba nas placas padrão Mercosul.

Resumindo: não procede a mensagem que aponta que 2% do que é ganho nas placas do Mercosul vão para um órgão de Cuba chamado Renac. Trata-se de uma balela lá de 2018 que voltou a circular agora em 2022.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso