Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Vídeo de homens “armados” na Favela da Maré é de gravação para série

Vídeo de homens “armados” na Favela da Maré é de gravação para série

15 mil bandidos armados foram flagrados em vídeo na Favela da Maré, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Vídeo mostra 15 mil homens armados na Favela da Maré que são traficantes perigosíssimos autorizados por Lula, Globo e STF.

  Introdução

Muitas vezes, o Boatos.org tem que vir a público para desmentir uma fake news que já foi desmentida apenas por causa de uma modificação. Na história de hoje, vamos falar de um vídeo que supostamente mostraria 15 mil bandidos no Complexo da Maré.

No vídeo, que não será exibido aqui, uma multidão se exibe com armas e gritos. Junto ao vídeo, é dito que são 15 mil homens que estão na Favela da Maré graças ao governo de Lula, à Globo e o STF. Leia algumas das mensagens que estão circulando online:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 1: 15 mil bandidos armados, Favela da Maré! Alguém sabe sobre isso? Versão 2: Favela da Maré Rio deJaneiro/ Brasil* Os marginais estão se unindo e se organizando como um exército . Brasil sem Lei Os bandidos se apoderaram do poder, 15.000 mil Bandidos armados um verdadeiro Exército a espreita aguardando o momento de agir. Um Brasil desgovernado

Versão 2: Favela da Maré, RJ. Estão se unindo confiando na impunidade que está no poder.  é o Narcoestado Eis o resultado: 15.000 bandidos armados. Sabemos que quando a Polícia é livre pra agir sem a interferência da imprensa( Globo)e o STF, ela sobe a favela e acaba com essa farra do tráfico. Só que o governo federal não quer brigar com o tráfico, a briga dele é com governadores que combatem o tráfico.

Logo, logo, o governo federal irá intervir em São Paulo, e Rio, só não mexerá com a Bahia, onde o governador é petista e a Globo não a menciona. Recebendo milhões em publicidades do governo, a Globo está batendo no Tarcísio diariamente. Favela da Maré Rio deJaneiro/ Brasil* Os marginais estão se unindo e se organizando como um exército . Brasil sem Lei Os bandidos se apoderaram do poder, 15.000 mil Bandidos armados um verdadeiro Exército a espreita aguardando o momento de agir. Um Brasil desgovernado

  Análise

A mensagem tem algumas das principais características de fake news como o caráter vago (não é dada a data da gravação, local exato, circunstâncias etc.), o tom alarmista, erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis.

Além disso, não é de hoje que surgem fake news sobre supostas ações de bandidos quando, na realidade, o vídeo mostrava outra coisa. Há algum tempo, só por exemplo, desmentimos um boato que falava sobre uma blitz de traficantes no Rio de Janeiro.

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões. 1) O vídeo em questão é de traficantes na Favela da Maré? 2) Há 15 mil homens armados na Favela da Maré? 3) As críticas contra o governo e STF são justas?

Checagem

O vídeo em questão é de traficantes na Favela da Maré?

Não é. Na realidade, o mesmo vídeo já havia sido alvo de uma checagem similar no Boatos.org há algum tempo. Além de não ser de “traficantes”, foi dito no texto que o vídeo era, na realidade, de uma gravação para a série Arcanjo Renegado, da GloboPlay Relembre o que escrevemos a respeito:

Há 15 mil homens armados na Favela da Maré?

No vídeo, com certeza não. Não é possível contar o número de pessoas que estão com armas (que são cinematográficas), mas com certeza não passa de poucas centenas. Sobre ter “15 mil homens armados” na Favela da Maré, trata-se de algo que não é possível precisar. Não há dados oficiais sobre isso.

As críticas contra o governo e STF são justas?

Os comentários contidos nas mensagens são um tanto quanto enviesados. Na realidade, a maior crítica é da decisão do STF que proibiu “ações surpresas” em comunidades. Porém, há um motivo para isso: a tentativa de diminuir a letalidade policial, principalmente de quem não tem problemas com a Justiça.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que o vídeo em questão mostre 15 mil traficantes em ação na Favela da Maré. O vídeo é, na realidade, de uma gravação e trata-se de uma nova versão de uma fake news compartilhada com o mesmo vídeo.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm