Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Existem 100 mil ONGs na Amazônia e zero no Nordeste #boato

Existem 100 mil ONGs na Amazônia e zero no Nordeste #boato

Existem 100 mil ONGs na Amazônia e zero no Nordeste, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Brasil contabiliza 100 mil ONGs atuando na região da Amazônia enquanto não existe nenhuma na região Nordeste.

Desde quando os incêndios na região Amazônica viraram tema de debates no Brasil e no exterior, as organizações não governamentais (ONGs) têm sido alvo de críticas por parte de pessoas simpáticas ao atual governo (ou de robôs, como aponta essa matéria da Exame). Muitas dessas pessoas (ou robôs) têm compartilhado uma estatística que viralizou na internet.

De acordo com mensagens em redes sociais e no WhatsApp, a região da Amazônia teria 100 mil ONGs atuando enquanto a região Nordeste não teria nenhuma ONG registrada. Leia a mensagem que circula online:

Versão 1: Tô aqui pensando. 100 mil ONGs na Amazônia e nenhuma está fazendo nada para ajudar apagar as queimadas ???Tem mistério. Versão 2: Porque esse monte de ONGs não vem para ajudar no combate à seca no Nordeste?? Será que é só a Amazônia que está precisando de ajuda?? Versão 3: Amazonas: 100 mil ONGs. Nordeste: 0 ONG

Existem 100 mil ONGs na Amazônia e zero no Nordeste?

Realmente é um “grande mistério”. Mas ele é desvendado com uma rápida pesquisa sobre os reais números sobre organizações não governamentais no Brasil. Bora lá checar?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Antes disso, é importante fazer aquela análise básica na mensagem. Do jeito que ela foi compartilhada, mereceria uma segunda checagem. Isso porque ela tem algumas das principais características de boatos online: é vaga, alarmista, com erros de português e não cita fontes confiáveis.

Checamos e descobrimos que os números apresentados na mensagem não procedem. A base das nossas pesquisas é o estudo do IBGE intitulado As Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos no Brasil – 2016, que derruba totalmente a tese apresentada na mensagem.

Ao todo, há 236 mil organizações não governamentais no país. Dessas, há 1.462 ONGs na Amazônia. No Nordeste, há nada menos do que 44 mil. Ou seja: a região Nordeste tem mais ONGs do que a região Amazônica.

Importante citar que esse conteúdo foi desmentido por outros sites de checagem como a Agência Lupa, Aos Fatos e Fato ou Fake. As páginas também utilizaram o estudo do IBGE como base.

Resumindo: a história que aponta que a Amazônia tem 100 mil ONGs enquanto o Nordeste não tem nenhuma é falsa. Dados oficiais refutam totalmente essa tese e esse é mais um boato sobre a Amazônia que circula online.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.