Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Maior tartaruga do mundo é encontrada na Amazônia boliviana #boato

Maior tartaruga do mundo é encontrada na Amazônia boliviana #boato

Boato – No dia 11 de novembro, um grupo de jovens que estavam em uma festa viram uma tartaruga gigante de 17 metros e três toneladas na margem boliviana do Rio Amazonas.

Uma imagem de uma tartaruga gigante começou a circular na web em novembro de 2013. Junto à foto do animal, há a descrição de que ele foi encontrado na Amazônia boliviana por jovens durante uma festa. Ainda de acordo com o texto do boato, que pode ser lido aqui, a tartaruga teria 17 metros e pesava três toneladas.

O texto ainda aponta que representantes do livro dos recordes foram até a Bolívia, que a tartaruga recebeu o nome de Michelangelo (em homenagem às Tartarugas Ninja) e que seria enviado ao Sea World, onde ficará na companhia de outros animais. Uma das versões deste texto foi publicada em um site chamado Jornal VDD. O texto é tão “completo” que tem até algumas falas de biólogos explicando como a tartaruga se alimenta.

Mas antes de ficar espantando ou encantado (ou ainda revoltado com a captura) com a tartaruga gigante, saiba que ela não existe. Ou melhor, existe só no mundo da ficção. A tartaruga, na realidade é o personagem Gamera. Ele faz parte de um filme japonês chamado Gamera The Brave, lançado em 2006. Além de ser gigante, a tartaruga ainda tem outros superpoderes como, por exemplo, soltar bolas de energia pela boca.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

O G1 deu uma nota falando sobre o hoax na internet. O assunto também acabou sendo tratado no quadro Detetive Virtutal programa Fantástico da TV Globo.

O boato não é novo. Na verdade, o texto que apareceu em português no mês de novembro nada mais é do que uma tradução (com algumas adaptações) de um artigo em espanhol, que bombou em março deste ano. De qualquer forma, tanto uma como a outra história são falsas.

Leia na íntegra o texto que fala da tartaruga encontrada na Amazônia