Pular para o conteúdo

É falso que biólogos descobriram nova espécie de peixe na Venezuela chamado de Bonnie Blue

Biólogos descobrem nova espécie de peixe na Venezuela chamado de Bonnie Blue, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Biólogos encontraram uma nova espécie de peixe na Venezuela chamada Bonnie Blue. 

Análise

O universo das descobertas científicas frequentemente captura a imaginação das pessoas nas redes sociais, gerando grande engajamento em torno de mistérios da natureza. Agora, uma imagem curiosa começou a circular com força nas redes sociais nos últimos dias acompanhada de uma história que mistura biologia marinha, descoberta científica e sugestões inusitadas vindas da internet.

Segundo as publicações, pesquisadores teriam encontrado uma nova espécie de peixe na costa da Venezuela e estariam analisando qual nome oficial dar ao animal. O detalhe que chamou atenção dos internautas foi o suposto apelido atribuído ao peixe. Diversas mensagens afirmam que usuários da internet passaram a sugerir o nome “Bonnie Blue”, em referência à coloração azulada da criatura.

A fotografia compartilhada junto ao texto também virou assunto por conta do formato incomum do suposto animal marinho, similar ao órgão sexual feminino. Leia a mensagem que circula online:

Uma descoberta incrível acabou de chamar a atenção dos cientistas. Biólogos marinhos encontraram uma nova espécie de peixe na costa da Venezuela que ainda não recebeu um nome oficial. Enquanto os pesquisadores estudam suas características para definir a classificação correta, a internet já começou a criar suas próprias sugestões. O nome que mais viralizou foi “Bonnie Blue”, inspirado na coloração azul intensa que cobre quase todo o corpo do peixe. Mas a grande pergunta é: os cientistas vão aceitar a ideia da internet ou escolher um nome totalmente diferente?

Checagem

A publicação viralizou justamente por misturar uma suposta descoberta científica com uma imagem bastante incomum. Diante da repercussão, vamos responder às seguintes perguntas: 1) Biólogos descobriram nova espécie de peixe na Venezuela chamado de Bonnie Blue? 2) Como foi feita a imagem do peixe da Venezuela batizado como Bonnie Blue? 3) Há fake news similares a esta?

Biólogos descobrem nova espécie de peixe na Venezuela chamado de Bonnie Blue?

Não houve nenhuma descoberta de nova espécie de peixe com essas características na Venezuela. Trata-se de uma história completamente inventada. Na realidade, o nome citado nas postagens pertence a uma criadora de conteúdo adulto britânica que acumulou notoriedade global nos últimos tempos devido a algumas controvérsias. A jovem chegou a ser detida pelas autoridades locais na Indonésia sob a acusação de infringir leis relacionadas a crimes de ordem moral e produção de material pornográfico, conforme noticiado pela Euronews.

Além disso, a figura central do boato voltou aos holofotes da imprensa internacional após anunciar uma gestação decorrente de um evento polêmico envolvendo centenas de parceiros em sequência, fato que repercutiu em portais de entretenimento como o F5 da Folha de S.Paulo. Toda a narrativa sobre o ambiente marinho foi criada apenas para fazer um trocadilho com o nome da influenciadora e o formato sugestivo da imagem gerada.

Como foi feita a imagem do peixe da Venezuela batizado como Bonnie Blue?

A representação visual que acompanha as mensagens não é a fotografia de um ser vivo real. Trata-se de uma ilustração digital gerada por ferramentas de Inteligência Artificial. O arquivo foi programado deliberadamente para apresentar traços que se assemelham à anatomia do órgão sexual feminino, uma tática comum utilizada na internet para chocar o público, gerar cliques e fazer com que o conteúdo seja compartilhado em massa de forma humorística ou maliciosa.

Há fake News similares a esta?

Sim, o uso de criaturas marinhas bizarras ou fenômenos aquáticos impossíveis é uma fórmula recorrente na criação de boatos na internet. O próprio Boatos.org já desmentiu diversos casos semelhantes que utilizaram estratégias parecidas. Um exemplo clássico envolveu um conteúdo enganoso que mostrava uma suposta chuva de peixes que teria ocorrido na cidade de Nice, na França, recorrendo a vídeos fora de contexto para enganar os internautas.

Outro boato de grande repercussão afirmava erroneamente que um aquário gigante havia explodido dentro de um shopping center nos Estados Unidos, espalhando pânico com imagens manipuladas. Há também casos históricos ficcionais falsamente resgatados, como a lenda de que um pescador chamado Henry Wilson teria capturado uma criatura bizarra nas águas do Atlântico Norte em 1925. Todas essas histórias seguem a mesma lógica de misturar elementos fantásticos com uma falsa roupagem jornalística ou científica.

Conclusão

É falso que biólogos tenham descoberto uma nova espécie de peixe na Venezuela chamada Bonnie Blue. A imagem viral não retrata um animal real e foi criada por inteligência artificial para gerar repercussão nas redes sociais. Além disso, o nome utilizado faz referência à influenciadora britânica Bonnie Blue, o que reforça o caráter humorístico e provocativo da montagem.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail boatos.org@gmail.com e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)