Pular para o conteúdo

Jazida descoberta no Piauí não tem 7 mil toneladas de ouro e nem é avaliada em trilhões de reais

Jazida com 7 mil toneladas de ouro avaliada em trilhões de reais foi descoberta no Piauí, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Uma jazida com 7 mil toneladas de ouro teria sido descoberta no Piauí.

Análise

Em 2025, o interior do Piauí tornou-se o centro das atenções recentemente devido a notícias que circulam sobre uma descoberta mineral sem precedentes. Relatos apontam que a zona rural do município de Currais abrigaria uma jazida de ouro com potencial estimado em mais de 7 mil toneladas.

Segundo as informações que ganharam força em redes sociais e portais locais, a jazida teria um teor de pureza quatro vezes superior ao considerado excelente pelo mercado internacional. O alarde em torno do valor bruto, que ultrapassaria a casa dos bilhões (ou até trilhões) de reais, mobilizou debates sobre a segurança da região e os alvarás de pesquisa junto aos órgãos competentes. Abaixo, você confere o conteúdo que tem sido compartilhado:

Uma descoberta no interior do Piauí pode mudar o mapa da mineração no Brasil. Laudos técnicos apontam que uma jazida localizada na zona rural de Currais abriga um potencial estimado de 7.108 toneladas de ouro, com teor de pureza quatro vezes acima do considerado excelente e valor bruto que ultrapassa a casa dos bilhões. Uma jazida de ouro avaliada em bilhões de reais foi encontrada no interior do Piauí.

Laudos indicam que o local pode conter mais de 7.000 toneladas de ouro, com um teor de pureza quatro vezes superior ao padrão de excelência, o que a torna uma das mais ricas do mundo. No Piauí, mais especificamente na zona rural de Currais, foi identificada uma jazida com potencial de conter aproximadamente 7.108 toneladas de ouro, com um teor de pureza muito acima da média mundial. A área, com cerca de 1.984 hectares no Cerrado, aguarda estudos técnicos para confirmar o volume e o valor real da descoberta, que pode gerar um impacto econômico significativo para a região. A Agência Nacional de Mineração (ANM) concedeu um alvará de pesquisa para a área, e medidas de segurança foram solicitadas para evitar invasões, segundo a fonte.

Checagem

Diante da repercussão do caso, nossa equipe analisou os dados técnicos e as manifestações oficiais para entender a veracidade dessa descoberta. Para isso, respondemos aos seguintes pontos: 1) Jazida com 7 mil toneladas de ouro avaliada em trilhões de reais foi descoberta no Piauí? 2) Qual é o valor da jazida descoberta no Piauí? 3) Por que a quantidade de ouro anunciada é irreal?

Jazida com 7 mil toneladas de ouro avaliada em trilhões de reais foi descoberta no Piauí?

Embora exista de fato um processo de pesquisa mineral na região de Currais, a afirmação de que foram encontradas 7 mil toneladas de ouro não procede. A história começou a ganhar corpo em 2025 através de conteúdos que careciam de fontes técnicas primárias. De acordo com checagens realizadas pelo Fato ou Fake do G1 e pela AFP Checamos, o alarde em torno desse volume é fruto de uma interpretação equivocada de relatórios de prospecção.

A própria Agência Nacional de Mineração (ANM) se manifestou sobre o tema, esclarecendo que não há qualquer confirmação de reserva nessas dimensões. O que existe é um alvará para pesquisa, que é apenas a fase inicial onde se estuda se há ou não minério aproveitável no solo. Vídeos de especialistas em geologia também apontam erros graves de metodologia na divulgação desses números.

Qual é o valor da jazida descoberta no Piauí?

Atualmente, é impossível atribuir um valor de bilhões ou trilhões à referida área, pois a jazida de 7 mil toneladas pura e simplesmente não existe. Na mineração, o valor de um ativo só é calculado após a “Reserva Lavrável” ser homologada, o que exige furos de sondagem e testes laboratoriais rigorosos que comprovem a viabilidade econômica. No caso do Piauí, as mensagens que circulam são rasas e não citam laudos de empresas certificadas ou geólogos registrados que sustentem tais cifras astronômicas.

Por que a quantidade de ouro anunciada é irreal?

Para se ter uma ideia da desproporção, 7 mil toneladas de ouro equivalem a mais do que o dobro de toda a reserva oficial dos Estados Unidos, que detém o maior estoque do mundo. Segundo dados da BBC, estima-se que em toda a história da humanidade foram mineradas cerca de 190 mil toneladas de ouro. Uma única jazida conter 7 mil toneladas com pureza extrema seria um evento geológico quase impossível e mudaria instantaneamente o preço do metal no mercado global. Os números apresentados no boato são irreais e superam as maiores minas do planeta em operação.

Conclusão

Em resumo, as mensagens que circulam sobre uma jazida de 7 mil toneladas de ouro no Piauí misturam um fato real (a autorização para pesquisa mineral) com números fantasiosos e sem base técnica. Órgãos reguladores e especialistas desmentiram a informação, reiterando que o volume citado é geologicamente implausível e não foi confirmado por estudos sérios.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail boatos.org@gmail.com e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)