Boato – Um vídeo de entrevistas com manifestantes na Bahia provaria a alienação de militantes do PT e o uso de suborno com lanches.
Análise
Nos últimos dias, as redes sociais, especialmente o TikTok, foram inundadas por uma série de recortes de vídeo que mostram o que seriam entrevistas realizadas durante uma manifestação em apoio ao Partido dos Trabalhadores (PT) no estado da Bahia.
As imagens são acompanhadas de legendas que sugerem um profundo estado de alienação por parte dos participantes, que supostamente não saberiam explicar os motivos de estarem ali ou admitiriam estar recebendo benefícios em troca da presença.
O material apresenta diálogos onde manifestantes demonstram desconhecimento sobre termos como “anistia”, reclamam do preço dos alimentos enquanto apoiam o governo e mencionam a distribuição de pão com mortadela em mesas fartas. Leia a mensagem que circula online e veja o vídeo:
Olhem o nível que chegou o Povo Baiano. Que Dó ! Todos num curral… Nem pensam mais. Alienados totalmente pelo PT. Entrevistador: Porque é que estás aqui hoje? Entrevistada 1: Estamos aqui contra a amnistia. Entrevistador: O que é que é a amnistia? Entrevistada 1: É… então… não sei dizer muito bem. Entrevistador: Porque é que estás aqui hoje? Entrevistada 2: Ah moço, sei lá. Só estou aqui a fazer o meu horário. É isso. Entrevistador: Moça, o que é que estás a achar do preço da carne?
Entrevistada 3: Pelo amor de Deus, está um absurdo! Já nem dá para fazer um churrasco mais. A gente trabalha, trabalha e não consegue comprar um quilo de carne. Está impossível! Manifestante 1 (Mulher): Vou dizer logo, eu não venho mais, viu? Está sol quente, poeira e nem para a massa da gasolina… Manifestante 2 (Homem): Pois é, mulher. A gente perde o dia, come mal e ainda volta duro. Manifestante 3 (Homem): Eu já cansei também. Dois atos seguidos e até agora nada. Entrevistador: Porque é que você está aqui hoje? Entrevistado 4: É… estou aqui para garantir o auxílio, né? A carne está muito cara. Entrevistador: Porque é que você está aqui hoje?
Entrevistada 5: Eu… eu estou aqui contra o mal. Entrevistador: E o que é que esse mal fez? Entrevistada 5: Eu não sei bem, mas sei que é errado. Entrevistador: Ó minha senhora, com licença, onde é que a senhora conseguiu esse pãozinho com mortadela aí? Entrevistada 6: Foi ali atrás na concentração. Está ali a mesona, ó. Cada um pega o seu. Entrevistador: Toda a gente pode pegar? Entrevistada 6: Pode, ué! Chega lá e pega, está à vontade. Entrevistador: Beleza.
Checagem
A narrativa visual busca reforçar estereótipos sobre a militância política no Nordeste. Para entender o que está por trás dessas imagens, vamos analisar os seguintes pontos: 1) Entrevista em manifestação do PT mostra nível de alienação do “povo baiano”? 2) Como foi feito o vídeo que aponta que entrevista em manifestação do PT mostra nível de alienação do “povo baiano”? 3) Há fake news similares a esta?
Entrevista em manifestação do PT mostra nível de alienação do “povo baiano”?
Não, a entrevista não mostra a realidade de nenhuma manifestação recente. Ao analisarmos o conteúdo, percebe-se que as falas são excessivamente caricaturais e os cenários apresentam inconsistências visuais. Não existe qualquer registro jornalístico ou documental de que tais diálogos tenham ocorrido em protestos na Bahia ou em qualquer outro estado. Além disso, as vozes e as reações dos personagens não coincidem com o ambiente natural de uma manifestação de rua.
Como foi feito o vídeo que aponta que entrevista em manifestação do PT mostra nível de alienação do “povo baiano”?
O vídeo foi inteiramente construído através de ferramentas de Inteligência Artificial generativa. Um detalhe crucial que denuncia a fraude é a presença da marca d’água da Sora, a ferramenta de criação de vídeos da OpenAI, em alguns frames originais. Os cortes foram gerados artificialmente, criando personagens e vozes que nunca existiram. A técnica permitiu que o criador do conteúdo juntasse diversos clipes fictícios para dar a falsa sensação de uma reportagem real feita em campo, o que explica a estranheza nos movimentos faciais e na dublagem das “entrevistadas”.
Há fake news similares a esta?
Sim, o uso de Inteligência Artificial para criar situações absurdas e desinformar tem se tornado comum. Recentemente, circulou um vídeo falso de um pastor caindo após o chão se romper em um culto, que também era fruto de tecnologia digital. Outro caso envolvia um bode que teria invadido uma igreja, além de boatos políticos sem provas, como a história de que o governo teria enviado gado apreendido para Cuba. Todos esses casos utilizam o impacto visual ou narrativas emocionais para enganar o público.
Conclusão
O vídeo que circula nas redes sociais alegando mostrar a alienação de manifestantes petistas na Bahia é totalmente falso e foi criado por meio de Inteligência Artificial, não representando entrevistas reais ou eventos verídicos.
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail boatos.org@gmail.com e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

