Pular para o conteúdo

História que aponta que Bolsonaro fugiu para a Argentina é falsa

Bolsonaro fugiu para a Argentina com a ajuda de Milei e EUA, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – Jair Bolsonaro teria escapado da Polícia Federal para a Argentina com apoio de Javier Milei e dos Estados Unidos.

Análise

Mensagens que circulam intensamente nas redes sociais e em aplicativos de mensagens têm resgatado um boato antigo sobre uma suposta fuga de Jair Bolsonaro. De acordo com o que é compartilhado, o ex-presidente brasileiro teria conseguido escapar da Polícia Federal (PF) e cruzado a fronteira rumo à Argentina.

A narrativa afirma, ainda, que essa hipotética fuga teria contado com o asilo direto do presidente argentino, Javier Milei, além de um suposto apoio dos Estados Unidos. A circulação do conteúdo se dá em um cenário de alta polarização, aproveitando o anseio de parte da base bolsonarista por uma resolução que o afaste de restrições judiciais. Leia:

Bolsonaro foge para a Argentina com o aval de Milei e apoio dos Estados Unidos. O Brasil foi sacudido com a revelação de que Jair Bolsonaro teria conseguido escapar da Polícia Federal e atravessar a fronteira rumo à Argentina. Segundo informações de bastidores, a fuga contou com a autorização direta do presidente Javier Milei, que abriu as portas de Buenos Aires para receber o ex-presidente brasileiro. E mais, os Estados Unidos.

Checagem

Mesmo depois de algum tempo da publicação original, a história viralizou na internet. Para verificar a veracidade da alegação, precisamos responder a três questões centrais: 1) Bolsonaro fugiu para a Argentina com a ajuda de Milei e EUA? 2) Qual é a situação de Bolsonaro no momento? 3) Há fake news similares a esta?

Bolsonaro fugiu para a Argentina com a ajuda de Milei e EUA?

Não, a informação é falsa. Jair Bolsonaro não fugiu para a Argentina e, logicamente, não está foragido. O ex-presidente permanece no Brasil, sob custódia, em sua residência. A história da fuga é desmentida pela ausência de qualquer prova ou registro oficial de que ele tenha cruzado a fronteira ou que tenha recebido asilo do governo argentino, o que seria uma notícia de repercussão internacional inquestionável.

Curiosamente, a alegação de que o ex-presidente tentaria obter asilo em outro país é um elemento que, de fato, ganhou as manchetes, mas de uma maneira completamente diferente. A própria Polícia Federal encontrou, no celular de Bolsonaro, indícios de uma articulação que tinha a busca por asilo na Argentina como um dos caminhos a serem seguidos (conforme noticiado pela Agência Brasil).

No entanto, o boato que se espalhou inverte completamente o fato: em vez de noticiar uma tentativa que teria sido um dos motivos para a decretação da prisão domiciliar, ele transforma a articulação em uma “fuga” já concretizada e bem-sucedida. Vale apontar que o próprio ex-presidente nega a intenção de fugir e pede a revogação da medida (Agência Brasil).

Qual é a situação de Bolsonaro no momento?

Atualmente, Jair Bolsonaro cumpre prisão domiciliar no Brasil. As restrições impostas pela Justiça, que incluem o monitoramento eletrônico, impedem que ele saia do país ou se ausente de sua residência sem uma autorização judicial prévia. Condenado no STF, ele aguarda para saber se continuará preso em casa ou irá para outro local cumprir a pena.

Há fake news similares a esta?

Sim, o tema de “alternativas” ou “soluções de emergência” para o ex-presidente é um dos mais recorrentes no universo da desinformação. Notícias falsas sobre a situação judicial de Bolsonaro circulam de forma constante, com boatos que variam de supostos “resgates” por grupos armados, anulação de processos por decisões de ministros do STF (veja um exemplo) e até mesmo discursos de figuras internacionais em seu favor (como a falsa fala de Rei Charles III). O boato da fuga para a Argentina segue o mesmo padrão de desinformação, explorando um desejo e uma expectativa política.

Conclusão

A mensagem que afirma que Jair Bolsonaro fugiu para a Argentina com apoio de Javier Milei e dos Estados Unidos é completamente falsa. O ex-presidente não está foragido e cumpre prisão domiciliar no Brasil, sujeito a restrições judiciais rigorosas que impedem sua saída do país sem autorização. O boato se apropria de informações sobre uma suposta tentativa de asilo – que foi um dos motivos para sua restrição – e a transforma em uma fuga concretizada. Trata-se de uma fake news que se encaixa em um padrão recorrente de desinformação que envolve o ex-presidente.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail boatos.org@gmail.com e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)