Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > É falso que tenha havido tentativa de golpe na Costa do Marfim e presidente Alassane Ouattara tenha fugido

É falso que tenha havido tentativa de golpe na Costa do Marfim e presidente Alassane Ouattara tenha fugido

Houve tentativa de golpe de estado contra presidente da Costa do Marfim, Alassane Ouattara, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O presidente Alassane Ouattara teria fugido da Costa do Marfim após tentativa de golpe de Estado.

Análise

Nos últimos dias, começaram a circular nas redes sociais vídeos e textos que sugerem que um golpe de Estado teria sido iniciado na Costa do Marfim. As publicações afirmam que o presidente Alassane Ouattara teria deixado o país às pressas e que tiroteios estariam ocorrendo em várias regiões da capital, Abidjan. O suposto golpe também teria provocado interrupções na internet e movimentações militares nas ruas.

Além das alegações sobre a Costa do Marfim, o conteúdo vincula a suposta crise ao presidente de Burkina Faso, Ibrahim Traoré  (personagem frequentemente mencionado em desinformações espalhadas online). A publicação busca reforçar teorias conspiratórias sobre instabilidade em países africanos, sugerindo que Alassane Ouattara seria aliado da França e opositor de Traoré. Leia:

Última Hora: Suspeita de Golpe de Estado na Costa do Marfim — Presidente Ouattara Terá Abandonado o País Está em curso um alegado golpe de Estado na Costa do Marfim, esta quarta-feira, 21 de Maio. De acordo com a imprensa local, registam-se intensos tiroteios na capital, Abidjan, e a ligação à internet foi interrompida em várias zonas do país.

Fontes no terreno relatam movimentações militares e disparos nas ruas, o que aumenta a tensão e o clima de incerteza. Circulam informações não confirmadas de que o Presidente Alassane Ouattara terá abandonado o país, tendo-se deslocado para o Uganda. Ouattara é frequentemente citado como um dos principais aliados da França em África, sendo acusado por algumas fontes de apoiar esforços de desestabilização do regime liderado por Ibrahim Traoré no Burkina Faso.

Checagem

O conteúdo se espalhou para além das fronteiras da Costa do Marfim. Por isso, vamos verificar a veracidade do conteúdo e responderemos às seguintes perguntas: 1) Quem é Alassane Ouattara? 2) Houve tentativa de golpe na Costa do Marfim? 3) O presidente fugiu do país após um suposto golpe?

Quem é Alassane Ouattara?

Alassane Ouattara é o atual presidente da Costa do Marfim, no cargo desde 2011. Economista formado nos Estados Unidos, ele já foi funcionário do FMI e governador do Banco Central dos Estados da África Ocidental. Ouattara é uma figura importante na política da África Ocidental e aliado de países ocidentais como a França. Seu governo já enfrentou tensões políticas internas, mas nada indica que ele tenha deixado o país ou sido deposto por um golpe recente.

Houve uma tentativa de golpe na Costa do Marfim?

Não houve. Não há registros confiáveis em agências internacionais, veículos de mídia africanos ou institucionais que apontem para uma tentativa de golpe na Costa do Marfim no dia 21 de maio de 2025. Pelo contrário: fontes como o Business Day desmentiram os boatos, informando que Ouattara presidiu uma reunião de gabinete normalmente, sem qualquer interrupção das atividades governamentais.

Além disso, a Dazzling Dawn reportou que o presidente apareceu publicamente no dia seguinte às falsas alegações. Em transmissão ao vivo, ele foi visto em eventos oficiais e nenhum dos relatos mencionados nos boatos — como tiroteios ou bloqueios da internet — foi confirmado por fontes confiáveis.

O presidente da Costa do Marfim Alassane Ouattara fugiu após golpe de Estado?

Não. Alassane Ouattara permanece na Costa do Marfim e segue suas atividades presidenciais. Ele não fugiu para Uganda, como sugerem os boatos. A transmissão de uma reunião oficial com ministros foi feita inclusive por redes sociais, como registrado nesta live divulgada no X.

Informações que falam de sua fuga são infundadas e fazem parte de uma tentativa de criar alarde internacional com base em teorias conspiratórias. É importante destacar que o nome de Ibrahim Traoré, presidente de Burkina Faso, tem sido usado em uma série de fake news como é possível ver aqui, aqui e aqui.

Conclusão

Não houve tentativa de golpe de Estado na Costa do Marfim em maio de 2025. Alassane Ouattara permanece no cargo e não deixou o país. Fontes confiáveis desmentiram os boatos, e o presidente apareceu em público e conduziu reuniões oficiais. As alegações fazem parte de uma narrativa falsa recorrente sobre instabilidade na África Ocidental.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)