Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Frase sobre comunismo e cristianismo é atribuída falsamente ao Papa Leão XIV

Frase sobre comunismo e cristianismo é atribuída falsamente ao Papa Leão XIV

Papa Leão XIV disse que comunismo se disfarça de solidariedade durante conferência de bispos em 2010, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – O Papa Leão XIV (Robert Prevost) teria dito que o comunismo se disfarça de solidariedade em uma conferência de bispos hispano-americanos em 2010.

Análise

Circula nas redes sociais uma frase supostamente dita por Robert Prevost, atual Papa Leão XIV, em uma conferência de bispos hispano-americanos realizada em 2010. O texto atribui a ele a declaração de que o comunismo teria penetrado nos círculos cristãos disfarçado de solidariedade.

Segundo a publicação, o então religioso teria convocado os líderes católicos a combater tal ideologia. O conteúdo viral tem sido compartilhado por perfis conservadores nas redes sociais, geralmente acompanhado de críticas a movimentos sociais ligados à Igreja. Leia:

“O comunismo penetrou até mesmo nos círculos cristãos disfarçado de solidariedade. É nosso dever pastoral expô-lo.” Robert Prevost (Papa Leão XIV), Conferência para bispos hispano-americanos (14 de maio de 2010)

Checagem

A imagem de autoridade papal é usada como chancela moral para deslegitimar causas populares. Só que há um detalhe: o Papa Leão XIV nunca disse isso.  Para verificar a veracidade da citação, vamos responder a três perguntas: 1) Papa Leão XIV disse que o comunismo se disfarça de solidariedade em 2010? 2) Houve alguma conferência para bispos hispano-americanos com a presença de Robert Prevost naquele ano? 3) Há histórico de outras frases falsas atribuídas a ele?

Papa Leão XIV disse que comunismo se disfarça de solidariedade em 2010?

Não. Não há nenhum registro confiável de que Robert Prevost tenha feito essa declaração em 2010 — nem naquele ano, nem em qualquer outro momento antes de se tornar Papa Leão XIV.

Na época, Prevost não ocupava cargo episcopal e não tinha protagonismo em eventos internacionais. Ele era o prior provincial da Província Agostiniana “Mãe do Bom Conselho” de Chicago, conforme registrado em sua biografia oficial no Vatican News.

Também não há qualquer menção à frase nos canais oficiais da Igreja ou em bancos de dados de discursos. A ausência completa de fontes confiáveis indica que a citação foi fabricada e jamais proferida por Robert Prevost.

Houve alguma conferência para bispos hispano-americanos com a presença de Robert Prevost em 2010?

Não. Pesquisas não mostram qualquer evento internacional relevante voltado aos bispos hispano-americanos em maio de 2010 com a presença de Robert Prevost. Naquele ano, como mencionado, ele exercia sua missão pastoral em Chicago, nos Estados Unidos, sem qualquer envolvimento com eventos episcopais internacionais.

Não há nem mesmo citação a uma conferência com esse nome no arquivo do Vaticano. A inexistência do evento invalida o contexto apresentado no boato, reforçando sua natureza falsa.

Há outras fake news sobre falas falsamente atribuídas ao Papa Leão XIV?

Sim. Com a ascensão de Robert Prevost ao papado como Leão XIV, diversos conteúdos falsos têm surgido usando seu nome. Já foram atribuídas a ele falas inexistentes sobre Michelle Bolsonaro, Nikolas Ferreira e até um suposto episódio em que ele teria recusado Harvard em 1975.

Além disso, há alegações de que o Papa teria designado uma “missão especial ao cardeal Robert Sarah”. Todos esses casos foram desmentidos, conforme compilado na lista de fake news envolvendo Leão XIV.

Conclusão

O conteúdo que circula com uma frase de Robert Prevost sobre comunismo e cristianismo é falso. Em 2010, ele não era bispo, não participou de nenhuma conferência episcopal internacional e a citação atribuída a ele é completamente inventada. Trata-se de mais uma tentativa de instrumentalizar a figura do Papa Leão XIV para fins políticos e ideológicos nas redes sociais.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)