Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Ciência > Praia de Botafogo, no Rio de Janeiro, ficou limpa por causa da quarentena #boato

Praia de Botafogo, no Rio de Janeiro, ficou limpa por causa da quarentena #boato

Praia de Botafogo, no Rio de Janeiro, ficou limpa por causa da quarentena, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A Praia de Botafogo, no Rio de Janeiro, ficou limpa por causa da quarentena. Um vídeo mostra as águas cristalinas após 60 dias de isolamento social.

O isolamento social, medida recomendada pelas autoridades de saúde mundiais para conter o avanço do coronavírus, tem ajudado a achatar a curva de contaminações no Brasil e, ao que parece, também tem relação direta com outros benefícios além da saúde, como na preservação da natureza, por exemplo.

Pelo menos é que o indica uma publicação que começou a circular recentemente na internet. Um vídeo mostra a Praia de Botafogo, no Rio de Janeiro, limpa supostamente por causa da quarentena. As imagens são impressionantes e mostram as águas cristalinas, supostamente ocasionadas pelos 60 dias de isolamento humano. “Olhem isso. Olhem a cor da água na Praia De Botafogo, Rio De Janeiro após 60 dias de quarentena no RJ… Mais uma prova que o maior vírus pro planeta somos nós”, diz a mensagem. Assista ao vídeo:

Praia de Botafogo, no Rio de Janeiro, ficou limpa por causa da quarentena?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

O vídeo traz uma visão surpreendente do ponto turístico, digna de uma praia paradisíaca. Mas será mesmo que a Praia de Botafogo, no Rio de Janeiro, ficou limpa por causa da quarentena? A resposta é não! E o porquê você confere agora.

Para começar, a mensagem que está compartilhando o vídeo nas redes sociais carrega todas as características de fake news: é vaga, alarmista, possui erros de português e não cita fontes confiáveis que possam confirmar o que está sendo dito.

Fora o fato de que este não é o primeiro (e, provavelmente, não será o último) boato com o tema “milagres da quarentena na natureza”. Aqui no Boatos.org, inclusive, nós já desmentimos alguns deles, como o que dizia que uma onça-parda estaria passeando no Morro da Urca, no Rio de Janeiro, por causa do isolamento social e outro que mostrava cisnes rosados supostamente ocupando o Canal de Veneza, na Itália, durante a quarentena.

Enquanto isso, no nosso caso de hoje, de fato, o vídeo que mostra a Praia de Botafogo limpa é real. No entanto, não foi por causa da quarentena. Na verdade, as águas cristalinas não só no Botafogo, mas em toda a orla da cidade maravilhosa, têm a ver com fenômenos meteorológicos e astronômicos recentes.

De acordo com uma matéria do jornal O Globo, de abril deste ano, a entrada de uma frente fria na semana anterior à publicação e a sobrelevação da maré por causa da lua cheia – conhecida como maré de sizígia – são os verdadeiros responsáveis pela água limpa na praia, principalmente na Baía de Guanabara.

Como as frentes frias vêm do mar, provocam ventos que sopram em direção ao continente que, por sua vez, promovem a entrada de uma boa quantidade de água limpa na boca da Baía, resultando em uma renovação no seu interior. Para quem não sabe, a Praia de Botafogo é uma das 44 praias da Baía de Guanabara.

Inclusive, o site e-Farsas também desmentiu a informação sobre a água da Praia de Botafogo ter ficado limpa por causa da quarentena. A equipe entrevistou especialistas que confirmaram que o fenômeno está relacionado às frentes frias recém chegadas na Baía.

Além disso, a Associação de Moradores e Amigos de Botafogo (Amab) ressaltou, ao e-Farsas, que a poluição da praia tampouco tem a ver com os banhistas e, sendo assim, consequentemente, a sua cristalinidade também não poderia estar associada à quarentena. A sujeira no local acontece com a chegada das chuvas, que carrega o lixo doméstico para as praias.

Resumindo: A publicação que dá conta de que a Praia de Botafogo ficou limpa por causa da quarentena não é verdadeira. Apesar de o vídeo ser real, o que motivou a cristalinidade das águas, na verdade, foi a sobrelevação da maré na Baía de Guanabara (que banha todas as praias da orla) e chegada das frentes frias, que renovam o seu interior.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2BWWK1B