Tempestade solar vai chegar hoje à Terra. Atenção! #boato

By | 03/09/2016

Boato – Uma tempestade solar deve acontecer hoje na Terra. Planeta vai receber ondas de radiação vindas de explosões solares. Muito cuidado.

De toda história do Boatos.org, um dos textos mais populares é o que aponta que raios cósmicos vão fazer aparelhos eletrônicos explodirem. Quando nenhum boato novo está circulando, essa história sempre começa a tomar conta do Facebook e WhatsApp. Mas parece que agora essa história está sendo substituída por outra um tanto quanto parecida.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Tempestade solar vai atingir hoje a Terra, diz boato

Tempestade solar vai atingir hoje a Terra, diz boato

Diversos links de sites de notícias apontam que vai acontecer, hoje, na Terra uma grande tempestade solar. Postadas no Facebook, normalmente junto a comentários totalmente alarmistas, estas notícias apontam que o planeta deve estar alerta para o que deve acontecer. Leia uma das versões do texto que circula online:

Tempestade solar chega hoje à Terra

Nesse exato momento, a Terra está recebendo ondas de radiações vindas de explosões solares. Conhecidas como ejeções de massa coronal, essa ondas na verdade são explosões que acontecem no Sol e lançam partículas no espaço.

O fenômeno começou a ser notado no último domingo, quando uma grande explosão na região central do Sol produziu uma tempestade de ondas solares capazes de viajar a uma velocidade de 6,4 milhões de quilômetros por hora. A radiação começou a chegar à Terra uma hora mais tarde e continuará até quarta-feira, mas seu ápice será atingido ao longo do dia de hoje.

As tempestades solares são classificadas em A, B e C para as mais fracas, M para as moderadas e X para as mais fortes. A que estamos vivenciando agora é de classificação M9, a mais forte dentre as moderadas.

Tempestade solar vai chegar hoje à Terra?

Entre os comentários que vimos nas redes sociais está o alerta de desligar os aparelhos eletrônicos, de que podem ocorrer falhas na comunicação e até uma critica à forma de como as pessoas tratam a natureza. Mas será mesmo que uma tempestade solar vai colocar todo mundo em alerta hoje? Não. Para você entender melhor, vamos aos fatos.

Um pequeno detalhe nas matérias escritas tem causado toda confusão: o “hoje” no título da matéria. Na internet, não é recomendado colocar essa palavra no título de um conteúdo noticioso. Como as matérias podem ser acessadas para sempre, o “hoje” pode se tornar, digamos, “um pouco” desatualizado. É justamente isso que aconteceu.

Na realidade, essas notícias são do dia 8 de março de 2012 quando uma tempestade solar realmente atingiu a terra. Nos dias seguintes ao evento, a NASA publicou fotos incríveis. Porém e ao contrário do que apontavam os alertas, a Terra não sofreu nenhum impacto.

Desde então, aconteceram outras tempestades solares menores. Elas também não tiveram impactos maiores à Terra. De fato, é um evento maior desses até pode atingir as comunicações, mas nada como está previsto em boatos online. Se você ainda tem dúvidas, assista ao vídeo abaixo:

Resumindo: o link que aponta que uma grande tempestade solar vai acontecer na Terra é de uma notícia antiga, de 2012. Além disso, muita coisa a respeito do assunto não passa de sensacionalismo ou, como nós costumamos falar, boataria.

10 thoughts on “Tempestade solar vai chegar hoje à Terra. Atenção! #boato

  1. Florzinha

    Imagina o tanto de marginal que vai se aproveitar disso para aplicar golpes.

    Reply
  2. AndyMuriell_

    hahahahaa, minham mae me mandou esse video e mandem o link da noticia pra ela e ela deu tanta risada… (e ao mesmo tempo ficou putassa) kkkkkkkkkk

    Reply
  3. João Paulo

    O erro é da Revista Galileu que não publica suas notícias on-line com data na postagem, então a qualquer momento requentam este boato e republicam.

    Reply
    1. Eduardo

      Exatamente. Uma bosta de site.
      Preferem deixar sem data para manter a corrente de boato.

      Reply
  4. Lucho

    Não foi tão boato isso. De fato, a Terra foi atingida por uma grande emanação de vento solar.

    Porém, não houve problema algum.

    Reply
  5. MARTA PEREIRA

    Recebi no zap e fui pesquisar antes de repassar como sempre faço pra não pagar mico… rsrs
    De fato é antiga, na Revista Galileu está como sendo de 24.01.2012 exatamente igual a este texto e foto. O que me surpreendeu foi a página do Jornal Correio do Estado, reproduziu exatamente a mesma noticia e foto de 2012, ou seja, eles acreditaram ser recente de 2016!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *